Manaus, 23 de outubro de 2021
×
Manaus, 23 de outubro de 2021

Salmão com molho de mel e alho

Em princípio parece que eles não combinam, mas tenho certeza que se harmonizam sim

Quando um chef de cozinha sugere uma receita com o salmão, as pessoas pensam logo que é difícil de fazer e, se misturado com mel e alho, então, todo mundo acha que é complicado. Mas, asseguro, não é difícil de fazer e, em princípio, o que parece que não combinam, afirmo que sim, eles se harmonizam. O salmão é um peixe com muita proteína, não tem gordura e eu coloco na minha dieta no lugar da carne. Ele é leve, mas dar energia e me sempre me sinto satisfeito em uma refeição. Se puder comprar um salmão fresco e de preferência, o lombo. Essa receita não tem erro. Vai do gosto para quem gosta mais doce, mais acido, depende do seu paladar.

(Foto: Arquivo Pessoal)

(Foto: Arquivo Pessoal)

(Foto: Arquivo Pessoal)

1ª fase – Lave duas postas de salmão, de aproximadamente 200g cada uma, em água corrente e seque com papel toalha. Jogue um pouquinho de sal. Reserve.

2ª fase – Molho – em uma tigela coloque meia xícara de azeite, quatro colheres de mel, meio limão, 2 colheres de molho Soyo, e meia colher de chá de gengibre ralado. Mistura com fouet ou colher de arame, para que o molho fique uniforme.

3ª fase – corte em pedaços pequenos 4 dentes de alho. Reserve. Deixe a manteiga em temperatura ambiente.

4ª fase – Em uma frigideira larga e funda, deite um fio de óleo de girassol e deixe aquecer bem. Após coloque o salmão com a pele para cima, por 7 minutos. Não mexa para ele selar e dourar. Após esse tempo, vire com a pele para baixo e jogue uma colher de sopa de manteiga e o alho picado. Assim que o alho estiver cozido, baixe a temperatura do fogo e acrescente o molho. Quando começar a borbulhar, com uma colher vá regando o salmão com o molho que vai reduzindo, vai ficando grosso, encorpado, caramelizado. Não deixe queimar.

 

Acompanhamento: brócolis ao forno gratinado com parmesão. E, claro, um vinho branco.

DICAS LEGAIS

  • Dica 1: Uma maneira de saber se o óleo está pronto, é jogar um pingo de água na frigideira. Se ferver, está pronto;
  • Dica 2: Se a sua frigideira gruda, coloque junto com óleo um pingo de sal. É certeiro. Não gruda;
  • Dica 3: Não coloque logo o alho porque ele queima rápido.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão . Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code