Manaus,
×
Manaus,

Eating With Marcelo

Salada Panzanella. O sabor afetivo na ponta da língua!

Os chefs de cozinha, para mim, sempre foram grandes artistas. A sala do restaurante fica a plateia, na cozinha é o palco onde o cozinheiro faz a sua performance


Sempre achei os chefs de cozinha grandes artistas. Há tempos os observo e vejo que eles possuem a arte nas mãos ao saber  combinar a acidez com o doce, colocar o gosto certo na ponta da língua de quem degusta! Acho incrível, não só na apresentação do prato, mas como aqueles alimentos harmonizam o paladar de quem o saboreia. Vejo, sempre, um restaurante como se fosse a plateia e a cozinha é o palco onde o cozinheiro faz a sua performance. Sou encantado por gastronomia desde sempre. Nasci em uma família onde tudo se comemora em torno de uma mesa farta com iguarias deliciosas feitas pela Mema. Meus pais, em todas as viagens, sempre nos levavam – meus irmãos e eu – a restaurantes típicos de cada lugar para entender melhor a cultura daquela cidade, da região e do país visitado.

Marcelo Mourao Gomes faz questão de dizer que não é chef de cozinha, é um apreciador da boa mesa

Foi por isso que resolvi escolher a receita para abrir a primeira coluna, aqui no www.portalmazemourao.com.br, a Salada Panzanella – prato típico italiano, da região da Toscana, Italia, mas foi em Roma que degustei a minha Panzanella inesquecível. O verdadeiro sabor afetivo. É um prato de reaproveitamento dos alimentos que estão na cozinha ou na geladeira, e, em tempos de quarentena, é isso que todo mundo está fazendo. Vamos lá!

Os ingredientes para preparar a Salada Panzanella

SALADA PANZANELLA

Começo de tudo: pegue um pão adormecido e corte em cubos, tempere com sal e pimenta a gosto. Eu usei um foccacia. Em uma frigideira, coloque azeite extra-virgem. Quando aquecer, acrescente os cubos temperados e deixe fritar, em fogo brando, não deixe queimar, eles devem estar torrados por fora, mas macios por dentro. Reserve.

Vinagrete: 2 pepinos em cubos, 2 pimentões – vermelho e amarelo – cortados em quatro partes, 1/2 cebola cortada em rodelas, 6  tomates cereja cortados em três partes, manjericão picado quanto baste para seu gosto, 85 gr de queijo feta e 85 gr de queijo muçarela (pode usar um ou outro; uso os dois porque gosto muito de queijo) em cubos. Reserve.

Molho: Em uma tigela amasse 2 dentes de alho com sal e pimenta o quanto baste, acrescente 2 copos de azeite de oliva, 3 colheres de vinagre branco, 2 colheres de mostarda (Dijon). Misture bem os ingredientes para que fique um molho incorporado e homogêneo.

Montagem: Em uma saladeira coloque primeiro os ingredientes do vinagrete, na sequência os pães em cubos, acrescente o molho, mexa delicadamente e coloque os queijos. Esses ingredientes de interligam e traduzem na boca um sabor deliciosamente incrível!

Salada Panzanella pronta para degustar!

Enjoy. Bom Apetite!

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 5 =