Manaus,
×
Manaus,

Brasil e Mundo

Brasil organiza leilão da rede 5G e espera atrair US$ 9 bilhões

Quinze empresas apresentaram propostas à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)


O Brasil, a maior economia latino-americana com 213 milhões de habitantes, iniciará na quinta-feira (4) o leilão da rede de 5G, uma tecnologia com a qual espera modernizar seu setor de produção e atrair investimentos de quase 9 bilhões de dólares.

Além da rede principal, de uso geral, o Brasil oferecerá a operação de uma rede paralela para uso exclusivo do governo, na qual não será possível usar equipamentos da empresa chinesa Huawei, excluída pelos termos da licitação em meio a uma disputa geopolítica por alegações de espionagem.

(Foto: Reprodução)

Quinze empresas apresentaram propostas à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), incluindo três grandes que já operam os serviços de telefonia e internet no país: Tim (filial brasileira da Telecom Italia), Vivo (Brasil) e Claro (México). “Espera-se que seja o leilão que chega a 50 bilhões de reais nesse setor.

É o maior dessa questão de telecomunicação e um dos maiores leilões internacionais de 5G, o potencial é gigantesco”, disse à AFP o coordenador da área de Direito e Tecnologia do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS), Christian Perrone.

Desse valor, o governo espera arrecadar cerca de 10 bilhões de reais pelo uso das frequências.

O restante corresponderia a investimentos em nova infraestrutura, incluindo equipamentos e torres de transmissão.

Os especialistas calculam que o 5G precisa de entre quatro e dez vezes mais antenas que o 4G. Estarão em disputa blocos regionais e nacionais de diferentes frequências, cada um com uma finalidade, velocidade e alcance diferentes.

As licenças de operação são para um período de 20 anos.

Tratores agrícolas conectados, drones para monitorar plantações, veículos autônomos nas cidades e cirurgias à distância: o 5G permitirá conectar aparelhos entre eles e na nuvem, com tempos de resposta imediata. Por isso o 5G é geralmente apresentado como a tecnologia da “internet das coisas”, um mundo no qual os dispositivos conectados podem potencialmente “dialogar” entre eles, sem intervenção humana.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + onze =