Manaus,
×
Manaus,

Brasil e Mundo

“Bora Combinar!”: Instituto de Pesquisa da FMT-HVD lança campanha sobre PrEP

A chamada Profilaxia Pré-Exposição é uma estratégia de prevenção ao HIV


Com o slogan Bora Combinar, o Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema (IPCCB), da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), lançou nesta segunda-feira (12/07) uma campanha para fortalecer as ações de divulgação e disseminar conhecimento sobre Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), em Manaus.

A PrEP é uma estratégia de prevenção ao HIV que consiste no uso diário, de um único comprimido de medicamento antiviral. A profilaxia, gratuita e disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), é eficaz e oferece grau de proteção contra o HIV superior a 90%, quando tomado regularmente.

(Foto: Reprodução/Internet)

A campanha foi integralmente construída a partir da contribuição de parceiros, educadores de pares e representantes da comunidade LGBTQIA+, buscando aproximar e levar conhecimento sobre as estratégias de prevenção combinada.

A PrEP é indicada para grupos vulneráveis e/ou pessoas mais expostas ao risco de infecção – homens que fazem sexo com homens, população transgênero, profissionais do sexo e casais sorodiferentes (quando uma pessoa vive com HIV e a outra não).

A equipe do projeto desenvolveu materiais educativos para as redes sociais, materiais impressos sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), podcast e espalhou outdoors pela cidade. Também fazem parte da ação o website, um minidocumentário e um curso de capacitação para profissionais e estudantes da área da saúde.

“Em paralelo, buscamos aumentar a testagem e o diagnóstico para outras Infecções Sexualmente Transmissíveis, contribuindo também para o tratamento adequado e redução da transmissão”, explicou a médica infectologista da FMT-HVD e coordenadora do projeto, Maria Paula Mourão.

Em Manaus, a PrEP está disponível na FMT-HVD, no bairro Dom Pedro, e na Clínica de Saúde da Família Raimundo Franco de Sá, no bairro Nova Esperança. “Nós convidamos a população a acompanhar a campanha, conhecer a PrEP e verificar, com o apoio de um profissional de saúde, se essa é uma estratégia de prevenção que se encaixa nos planos de autocuidado de cada um”, disse a médica.

O projeto é financiado pela da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × três =