Na última sexta-feira (11), o dia começou diferente para Wald Caldas, que foi surpreendido com uma solicitação de uso de imagem no direct do Instagram. Quem entrava em contato com ele era ninguém menos que os representantes da Maison Schiaparelli, importante casa de Moda fundada em Paris, no ano de 1927.
Há algumas semanas, a marca que é referência em alta costura apresentou uma coleção que deu o que falar na Paris Fashion Week 2022, justamente por trazer para as passarelas um surrealismo cósmico que foi traduzido através de peças extremamente bem-feitas, finalizadas com acessórios icônicos e que anunciaram a volta às origens da fundadora, a italiana Elsa Schiaparelli.
Foi essa referência que levou o amazonense Wald Caldas pintar um quadro que traduz o conceito desse último desfile. Assim como outras duas vezes, ele transformou a arte em uma foto que foi para o Instagram, mas dessa vez algo aconteceu. A publicação chamou a atenção dos responsáveis pelas redes sociais da casa de Moda, que curtiram e logo em seguida entraram em contato com o artista para que pudesse ser repostada e mostrada a todos os seguidores deles no mundo inteiro.
“Meu Instagram está bugado até agora com tantas mensagens que eu recebi e ainda nem consegui ler”, contou Wald Caldas em exclusividade ao Fila A. “Além de ter conseguido falar com vários representantes da Schiaparelli e ouvir coisas maravilhosas, eu também recebi o feedback da Maggie Maurer, uma das modelos principais da marca e quem eu retratei na pintura”, completou.
Para Wald, além de render uma visibilidade absurda para as redes sociais dele, isso também despertou a necessidade de reconhecer o trabalho de outros artistas locais. “Eu pude receber o reconhecimento de grandes estilistas e influencers de Moda brasileiros, como o Mitcho Mezzomo e o Rober Dognani, e isso é muito bom porque aqui, em Manaus, a gente tem uma dificuldade com o consumo de arte”, explicou ao Fila A.
Até o momento da publicação desta entrevista, a arte de Caldas repostada no Instagram da Maison Schiaparelli já contava com mais de 44 mil curtidas e 300 comentários.
Planos para o futuro
O Fila A também aproveitou para tirar uma casquinha e perguntou de Caldas quais são os planos dele para o futuro, agora que, com este “empurrãozinho”, ele pode aproveitar a visibilidade que está tendo para investir na arte autoral dele.
“Meu novo projeto agora vai ser focar na WLD, minha própria marca de roupas, que vai levar o meu nome, possuir um estilo próprio e uma paleta de cores só dela”, disse. “Eu sempre desenhei croquis de Moda, desde 2012 ou 2013, e já fiz uma peça ou outra para meus amigos, mas tudo é confeccionado à mão e é assim que eu vou continuar fazendo meu nome, aos poucos. A WLD ainda não teve nenhum nascimento oficial, como um desfile ou um lançamento, mas eu vou trabalhar para isso”, finalizou.
Aos 25 anos, Wald Caldas é artista plástico, estilista e ilustrador autodidata. Seu trabalho principal é com a arte – seja ela física ou virtual –, e ele participa de editais para realizar exposições e demais eventos do setor Cultural. Durante a pandemia, o manauara teve que se reinventar para continuar mostrando seus trabalhos através da internet.