Manaus,
×
Manaus,

Solidariedade

Campanha de doação de córnea é engajada por empresa de gás e Instituto Nacional de Traumatologia

As informações sobre doação de córnea serão divulgadas nas cartelas dos botijões distribuídas em todo Brasil


Uma das maiores distribuidoras de gás de cozinha no Brasil, a Supergasbras, lançou a campanha Minha Córnea Transforma Vidas, uma parceria com o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia – INTO, que possui um Banco Multitecidos, Banco de Olhos, Banco de Pele, Ossos e Ligamentos.

A empresa passará a divulgar nas cartelas que acompanham os lacres de cada botijão e nas suas redes sociais um material de conscientização sobre a importância da doação de córnea, um estímulo para que as pessoas avisem suas famílias sobre a preferência em serem doadoras. Na lei brasileira, a decisão sobre doar compete apenas à família e precisa ocorrer num prazo de apenas seis horas após o óbito.

A cartela do botijão trará um QR Code que direcionará o cliente para uma página de perguntas e respostas criadas pelo Banco de Olhos do Rio de Janeiro – INTO, esclarecendo todas as possíveis dúvidas sobre a doação de córnea.  Essas cartelas já são usadas há muito tempo para finalidade social. Recentemente, a Supergasbras expandiu para todo o país o programa Chega de Saudade, que traz fotos de crianças e adolescentes desaparecidos no material. Este programa continua normalmente.

Doação x pandemia

A doação de órgãos no Brasil foi bastante impactada com o início da pandemia, em 2020. Obstáculos como diminuição do transporte aéreo, impossibilidade de doação por parte das pessoas falecidas pela infecção de covid-19 e até mesmo o medo dos familiares em ir ao hospital para liberar o procedimento reduziram drasticamente o número de transplantes. Um dos segmentos que mais sofreu foi o de doação de córnea, que teve redução de 52,7%, um retrocesso para meados dos anos 1990.

Hoje, existe uma fila de pessoas esperando por uma córnea no Brasil. Cada doação ajuda mais de uma pessoa e, caso não seja possível utilizar o material, ele segue para pesquisa, não sendo desperdiçado.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 12 =