Manaus,
×
Manaus,

Medicina

SES-AM e Cema tomam providências para evitar falta de kit intubação

O estoque do kit intubação no Amazonas é considerado satisfatório, mas isso é por conta do cenário atual de redução de casos


O estoque atual de kit intubação no Amazonas é suficiente para 30 dias de uso nas unidades de saúde, levando em consideração a fase atual do Plano de Contingência Estadual, na qual o estado enfrenta redução dos casos de Covid-19. Preparando-se para uma eventual terceira onda, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e a Central de Medicamentos (Cema) trabalham para evitar o desabastecimento dos medicamentos que compõem o kit intubação.

O kit é composto de bloqueadores neuromusculares, sedativos e analgésicos, medicamentos essenciais na intubação orotraqueal de pacientes com Covid-19, cujo fornecimento enfrenta dificuldade no mercado nacional por conta do agravamento, nos últimos meses, da pandemia no Brasil.

(Foto: Rodrigo Santos/SES-AM)

A falta de insumos para produção dos medicamentos e a alta demanda nacional e internacional tornaram as novas aquisições mais difíceis e dificultam as entregas do que já está contratado. A Cema tem 478 mil unidades do kit intubação com entregas programadas ou pendentes pelos fornecedores, e irá fazer a notificação extrajudicial de fornecedores que possuem saldo de atas e prazos das entregas programadas vencidos.

Segundo a coordenadora da Cema, Eunice Mascarenhas, essa quantidade pendente daria para manter o estado abastecido de kit intubação por até cinco meses na atual fase do plano de contingência (fase três).

Além de aguardar a entrega dos medicamentos pendentes dos fornecedores, a Cema conta com um pregão em andamento no Centro de Serviços Compartilhados (CSC) e lançou nesta segunda-feira (26/04) um edital de Dispensa de Licitação para compra desses medicamentos no mercado internacional. Uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), RDC nº 484/2021, autorizou essa aquisição em caráter emergencial.

O estoque do kit intubação no Amazonas é considerado satisfatório, mas isso é por conta do cenário atual de redução de casos e também pelo estado ainda manter as cirurgias eletivas suspensas, realizando apenas procedimentos de urgência e emergência.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 4 =