A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) informa que não houve perda de vacinas contra a Covid-19 por vencimento do prazo de validade. “Nenhuma dose foi perdida”, disse o diretor-presidente do órgão, Cristiano Fernandes da Costa, ao destacar que os técnicos da Fundação estão realizando uma força-tarefa no interior do Amazonas para intensificar o trabalho de vacinação.
Todas as doses com vencimento previsto para o dia 14 de abril foram utilizadas. No município de São Gabriel da Cachoeira, onde havia 360 doses com prazo de validade nessa data, a FVS-AM intensificou os trabalhos.
A força-tarefa contou com técnicos da Fundação, da Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM) e da Secretaria Municipal de Saúde de São Gabriel. Os grupos prioritários foram convocados e a vacinação aconteceu no Ginásio Alberto Coimbra, no município.
A FVS-AM, informou Tatyana Amorim, que realiza monitoramento diário e contínuo por telefone junto às Coordenações Municipais de Imunização, além de trabalhar de forma articulada com a Secretaria Executiva de Assistência do Interior da SES-AM, com o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e com a Associação Amazonense de Municípios, visando implementar estratégias para aceleração da campanha estadual de vacinação contra a Covid-19.