Manaus, 3 de julho de 2022
×
Manaus, 3 de julho de 2022

Geral

Documentário inédito que registra aventura científica no coração da Amazônia será exibido no Teatro Amazonas


Para comemorar 65 anos de existência, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) realizará uma sessão especial para o lançamento do filme “Novas espécies – a expedição do século”, no dia 11 de setembro, às 20h, no Teatro Amazonas. O evento, que tem apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), terá entrada gratuita.

O longa-metragem é um emocionante registro da expedição multidisciplinar de cientistas do Inpa ao Parque Nacional da Serra da Mocidade, em Roraima, um local tão isolado que possui espécies únicas de animais e plantas. Estarão presentes no lançamento o diretor do documentário, Maurício Dias, e o cientista- chefe da aventura, Dr. Mario Cohn-Haft.

Nunca houve no Brasil outra expedição com esse grau de magnitude e dificuldade. Um grupo multidisciplinar de 50 pesquisadores-especialistas em mamíferos, aves, répteis e anfíbios, peixes, insetos, fungos, plantas e geologia- e 20 profissionais de apoio – permaneceu 25 dias numa região remota da Floresta Amazônica, chamada Serra da Mocidade.

Essa aventura inédita foi chefiada pelo Dr. Mario Cohn-Haft, renomado ornitólogo especializado em aves amazônicas, pesquisador titular e curador das coleções ornitológicas do Inpa, que vive em Manaus há mais de 30 anos, e que há 10 anos alimentava o sonho de chegar até o local.

O diretor Maurício Dias avalia que o documentário é uma oportunidade para o grande público acompanhar os desafios de uma aventura científica verdadeira. “Os resultados conquistados pela ciência tendem a se restringir ao mundo acadêmico”, afirma. “Acredito que nosso filme colabora para revelar o empenho desses especialistas que não medem esforços em busca de conhecimento”, completa.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

code