O Teatro Amazonas, em Manaus, e o Theatro da Paz, em Belém, foram reconhecidos como patrimônio cultural do mundo pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), na madrugada desta segunda-feira (27), durante a 48ª edição do encontro que acontece em Busan, na Coreia do Sul.

Foto: Marcely Gomes/Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A aprovação dos teatros aconteceu durante reunião do Comitê do Patrimônio Mundial, na Coreia do Sul, e representa um marco para a valorização internacional da história, da arquitetura e da cultura amazônicas.
Os dois monumentos passam a integrar a Lista do Patrimônio Mundial sob a denominação “Teatros da Amazônia”, como um bem cultural seriado, por compartilharem características históricas, arquitetônicas e culturais ligadas às transformações vividas pela região no fim do século XIX. Os dois teatros já eram tombados pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) desde os anos 1960.

Theatro da Paz (Foto: Maycon Nunes/ Ag. Pará)
—


















