Com alto potencial turístico e empreendedor, Presidente Figueiredo será mais um município amazonense a ter um escritório próprio do Sebrae. A estrutura tem entrega prevista para 2023 e irá auxiliar pequenos empreendedores a impulsionarem a economia local, que já apresenta o segundo maior Produto Interno Bruno (PIB) per capta do estado, segundo levantamento do IBGE de 2019.
São R$ 26.395 no cálculo para cada um dos quase 40 mil habitantes de Presidente Figueiredo, o que representou um crescimento de 13,25% em relação a 2018 e o segundo lugar no ranking do Amazonas. É o terceiro maior PIB industrial do estado, com agricultura notável, mas sobretudo uma região onde o ecoturismo se notabiliza em escala nacional.
É nesse contexto que o Sebrae Amazonas chega para reforçar o apoio ao empreendedorismo figueiredense com sede própria. E mesmo antes do escritório, o trabalho em parceria com a prefeitura está adiantando. Isso porque o Sebrae presta consultoria para o Plano de Ornamento Turístico e do artesanato, para levantamento de potencialidades da região.
Voucher turístico
Um dos envolvidos nesse processo é o proprietário da Natal Falls Camping & Lounge, Jones Oliveira, que oferece atividades de camping e ecoturismo em sítio banhado pelo Rio Urubu. “Foi maravilhoso ver a gente se organizar, apresentar demandas e possíveis soluções. Temos planos para a criação de um voucher que organize a entrada do turismo, além de demandas de infraestrutura”, observou.
Previsto no plano de ordenamento, o voucher turístico realiza o controle dos fluxos de turismo dos atrativos, assegurando a preservação do ecossistema, os valores acordados pelos produtos turísticos e a segurança do visitante, além de regulamentar a relação entre as agências de Presidente Figueiredo.
O sistema é semelhante ao adotado em estados do Nordeste, onde há um mercado consolidado de pacotes de viagens. Ainda em fase de planejamento, ele demanda a criação de projeto de lei e envolvimento dos empresários do setor.
Solenidade
O lançamento da pedra fundamental do escritório do Sebrae em Presidente Figueiredo reuniu na manhã desta sexta-feira, 4/11, autoridades, como a prefeita Patrícia Lopes e vereadores, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Muni Lourenço, além da diretora superintendente Lamisse Said, homenageada com o nome do prédio que será construído.
“É uma grande emoção e alegria. Entrei no Sebrae muito jovem, há 32 anos, e essa homenagem vem coroar o sucesso de três diretoras mulheres em 50 anos de Sebrae, pela primeira vez numa gestão”, destacou Lamisse, ao se referir também à diretora técnica Adrianne Gonçalves e à diretora administrativa e financeira Ananda Carvalho.
“Figueiredo é o segundo PIB do estado, então precisava de um Sebrae para ampliar a atuação, levando ao objetivo da interiorização, pois, antes, trabalhávamos aqui em ações pontuais”, disse.
Muni Lourenço ressaltou o papel da nova unidade e agradeceu à prefeita Patrícia pela doação do terreno, na Rua Amazonas. “Estamos lançando essa pedra fundamental para o Sebrae passar 365 dias do ano lado a lado com a população de Presidente Figueiredo, apoiando e somando forças com a Prefeitura, com a Câmara Municipal e a sociedade”, ressaltou.
Já Patrícia Lopes reforçou o papel do Plano de Ordenamento Turístico e os benefícios de uma estrutura própria do Sebrae em Presidente Figueiredo. “Será mais um marco importante para o desenvolvimento do município, que deve passar a viver do turismo, e ter a sede própria do Sebrae aqui fortalece, porque as pessoas terão ainda mais oportunidades de usufruir dos mesmos serviços oferecidos na capital”, vislumbrou.