Manaus,
×
Manaus,

Dança

Laboratório Artístico Cênica Corporal seleciona jovens das periferias de Manaus

Projeto idealizado por Francisco Rider está com inscrições abertas até o dia 24 de maio


O Laboratório Artístico Cênica Corporal, idealizado por Francisco Rider, da Cênicas Corporais Uma, vai selecionar jovens das periferias de Manaus para a primeira edição do projeto, que acontece no mês de junho. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo contato labcenicacorporal@gmail.com até o dia 24 de maio.

performer-francisco-rider-foto-alonso-junior

Fotos: Ly Skant, João Paulo Machado e Alonso Júnior

“A ideia é oferecer a Manaus um projeto artístico para artistas e jovens da periferia, maiores de 16 anos e abaixo de 32 anos, num formato de laboratório artístico com práticas cênicas e corporais”, explica Francisco Rider.

“O Laboratório Artístico Cênica Corporal propõe a criação, a formação, a pesquisa e a reflexão sobre a presença cênica do artista, seja bailarino, dançarino, de danças urbanas, populares ou do folclore; ou performers de outras artes, como teatro, performance, música, circo, artes visuais, entre outras”, destaca o idealizador e mediador da iniciativa.

Francisco Rider pontua que os 15 candidatos selecionados após uma aula prática, no dia 30 de maio, recebem uma bolsa incentivo no valor de R$ 850. A lista final de contemplados vai ser divulgada no perfil do projeto no Instagram (@labcenicacorporal).

“Desta forma, os selecionados terão o mínimo para se concentrar nas atividades, em um ambiente propício para investigar e experimentar plenamente as propostas oferecidas pela iniciativa que têm como foco principal a pesquisa sobre a presença cênica”, afirma o artista.

performer-francisco-rider-foto_ly-skant

Fotos: Ly Skant, João Paulo Machado e Alonso Júnior

Programação

As atividades do Laboratório Artístico Cênica Corporal acontecem entre 2 e 27 de junho, de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h.

“São três horas de aula, durante quatro semanas, em diferentes pontos da cidade, também para levantar possibilidades de explorar espaços”, comenta Francisco Rider.

“A cidade não é cenário, mas organismo vivo onde há processos culturais e territórios importantes de se vivenciar e assim, abordá-lo como um laboratório artístico e cultural. Os jovens, coletivamente, podem propor lugares dos seus imaginários culturais, sobre esses outros territórios de pertencimento”, completa o mediador.

Nos dias 28 e 29 de junho, das 16h às 17h, os jovens participam de uma mostra dos processos desenvolvidos.

performer-francisco-rider-foto-ly-skant

Fotos: Ly Skant, João Paulo Machado e Alonso Júnior

Critérios de seleção

Para se inscrever, os candidatos devem enviar uma carta de interesse, com o motivo para participar do projeto, se tem ou teve acesso às artes cênicas ou dança contemporâneas, a relação com a comunidade em que vive, como se mantém economicamente com a família e a renda mensal, e uma mini bio, que não precisa experiência nas artes; além de um comprovante de residência, para compor o mapeamento de alcance do laboratório itinerante.

Todos os inscritos vão receber um comunicado, por e-mail, sobre dia, local e hora do processo seletivo prático.

O projeto, contemplado no Edital da Lei Paulo Gustavo, tem apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa; Conselho Estadual de Cultura (Conec), Fundação Nacional de Artes (Funarte), Ministério da Cultura e Governo Federal – Brasil União e Reconstrução.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + dezoito =