A morte de Kenzo Takada foi, de longe, inesperada pelo mundo fashion. Logo nas primeiras horas da divulgação do falecimento por seu porta-voz, ainda era possível ver stories de influenciadores digitais e profissionais do ramo contando o quanto estavam surpresos ou incrédulos. Primeiro japonês a fazer sucesso em Paris, o estilista nos deixou aos 81 anos por conta de complicações da Covid-19.

Kenzo Takada em seu apartamento, em 2017 (Foto: Bea De Giacomo)
Conhecido pelo seu bravo leão de boca aberta, antes partir, Takada viu sua marca deixar uma belíssima coleção de Verão 2021 inspirada na celebração à vida. Transcrevida através de uma alfaiataria esportiva e mais relaxada, o lançamento relembra as icônicas estampas que marcaram a história da Moda, dessa vez floridas e com efeito digital, como se estivessem borradas de lágrimas.
O título de ‘homem à frente do seu tempo’ não veio à toa, e sempre foi carregado por um artista de sorriso grande – característico de Takada –, que vez ou outra dava a vez para a frase de sua carreira que afirmava: “a Moda é como comer. Você não deve ficar com o mesmo menu!”

Kenzo Takada, Pat Cleveland e Cristina Cordula na festa de 80 anos do estilista. Paris, 2019 (Foto: Bestimage, Purepeople)

Satya Oblette e Kenzo Takada na festa de 80 anos do estilista. Paris, 2019 (Foto: Bestimage, Purepeople)
E para relembrar o icônico estilista que abraçou a liberdade feminina, selecionei e listei abaixo os melhores momentos da agitava vida do japonês Kenzo Takada, fundador da KENZO Paris:
- Kenzo Takada chegou à França de barco para passar seis meses, ainda na década de 60, mas acabou passando o resto de sua carreira e vida lá.
- Takada lançou a versão masculina da KENZO Paris em 1983, outra focada em jeans (em 1986), e em 1988 entrou oficialmente para o mercado internacional de perfumes.
- A marca KENZO Paris foi adquirida pelo conglomerado de Moda de Luxo LVMH em 1993, por US$ 80 milhões.

Kenzo Takada em lançamento mundial do Life Colour by KT, em 2018 (Foto: Divulgação, Avon)

Homenagem de Naomi ao amigo estilista (Foto: Reprodução, Instagram)
- Kenzo Takada deixou a direção criativa da marca KENZO Paris em 1999, afastando-se ainda do mundo fashion e todo o glamour das grandes maisons francesas aos 60 anos de idade.
- Takada costumava dizer que, após deixa a Moda, estava “explorando outros caminhos criativos”.
- O estilista desenhou os uniformes oficiais dos atletas japoneses para os Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004.
- Em setembro de 2010, Kenzo Takada veio ao Brasil para participar de evento de moda no Lago Sul, em Brasília, voltado para o enaltecimento do trabalho de profissionais locais.

Desfile da KENZO Paris, ainda sob a direção de Takada, em 1999 (Foto: Getty Images)
Estes são apenas alguns highlights da história de Takada, que permanecerá sempre vivo como o artista que fez o Japão conhecido no mundo fashion. Fica a nossa homenagem ao estilista e fundador da KENZO Paris, sempre rememorado como alguém que deu cor e voz à liberdade do corpo – em especial, o feminino.


















