Manaus,
×
Manaus,

Artista Amazônida é capa da Vogue Brasil de setembro

Conhecida como “a Drag da Amazônia”, Uýra Sodoma já fez outros trabalhos onde chama a atenção para a preservação dos rios e da mata


“Pela primeira vez, em 128 anos, todas as Vogues do planeta vão focar no mesmo tema”. É assim que se apresentam as quatro capas da Vogue Brasil de setembro, em um projeto inédito intitulado “Vogue Hope” – ou “ainda há esperança” em português. E uma dessas capas é o paraense Emerson Munduruku.

Capa da Vogue Brasil de setembro de 2020 (Foto: Vogue Brasil, Hick Duarte)

Biólogo, educador e artista visual, ele ficou conhecido no estado do Amazonas como “Uýra Sodoma”, uma drag queen que se autodenomina como “a árvore que anda’’ e é ativista da causa ambiental, tendo realizado projetos relevantes que chamam a atenção para a preservação dos rios e da mata.

A união histórica de todas as editorias da Vogue ao redor do mundo parece querer mudar o foco das notícias ruis para começar a cultivar o sentimento de esperança, não só no mercado da Moda como também nos consumidores, que se mostram cada vez mais conscientes.

Uýra Sodoma na capa da Vogue Brasil de Setembro (Foto: Vogue Brasil, Hick Duarte)

Projeto Mil Quase Mortos (Foto: Matheus Belém)

A marca reconhece a dificuldade de acreditar em uma verdade tão assustadora: mais de 126 mil mortes (número atualizado em 07/09) por Covid apenas no Brasil e em tão pouco tempo. Mas, segundo a revista, se existe uma vertente da Esperança que nós temos por aqui é a Floresta Amazônica e todo o poder de cura envolvido nela.

Em uma carta aberta a todos os leitores da revista, a diretora de conteúdo da Vogue Brasil, Paula Merlo, fala da inspiração para produzir as capas: “Aprendi em uma live com o pastor Henrique Vieira que a esperança é aquilo que grita dentro de nós quando tudo do lado de fora mostra o contrário. A esperança não faz esperar, mas esperançar. Ela é uma atitude que nos coloca em movimento”.

De fato, temos vivido tempos sombrios, onde ainda não temos perspectivas de como pode ser o futuro, e “esperança” parece um sentimento essencial para continuarmos nossas caminhadas – individuais e como humanidade. Por isso, aproveita e conta pra gente: você tem esperança no quê?

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão . Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 + quatro =