Através da hashtag #BlackLivesMatter (“Vidas Pretas Importam” em português) criada por ativistas americanos e utilizada em protestos ao redor do mundo – inclusive no Brasil –, grandes marcas como Nike e Adidas, que são concorrentes comerciais, unem-se ao grito por igualdade em publicações que engrossam o tom de voz contra o racismo.

Perfil oficial da Nike no Twitter (Foto: Reprodução/Twitter)
Começou no Twitter, quando a Nike publicou um vídeo que começa com a frase “For once, Don’t do it” (“Pela primeira vez, não faça isso”), em uma alusão ao slogan da marca: Just Do It (“Apenas faça”). A legenda que chama todos para se tornarem parte da mudança ‘até que todos vençam’ logo virou sensação e não demorou para que milhares de retweets se espalhassem pela rede, até que um em específico chamou a atenção dos internautas.
A marca Adidas retuitou a concorrente Nike e completou com a legenda: Juntos é como avançamos/ Juntos é como fazemos mudanças. Os fãs foram à loucura!

Perfil oficial da Adidas no Twitter (Foto: Reprodução/Twitter)
Protestos de grandes marcas da Moda
As grandes Maisons e personalidades ligadas a elas também aproveitaram o momento para se posicionarem contra o racismo e a dissensão social, respeitando os fãs que cobram por mais vozes ativas no mundo da Moda.
A Valentino foi uma das primeiras desse ramo e tratou logo de separar ‘uma linha do Instagram’ oficial da marca para declarar apoio ao movimento #BlackLivesMatter.

Maison Valentino no Instagram (Foto: Reprodução)
Gucci, Prada e Marc Jacobs estão na fila das marcas que também se posicionaram contra o racismo, postando lindas mensagens nas suas redes sociais e levando a galera à reflexão social.
Donatella Versace também demonstrou solidariedade à George Floyd ao publicar uma imagem que termina com a frase “já chega!”. O estilista amante declarado do Brasil, Riccardo Tisci, fez várias publicações com legendas humanistas, bem como Silvia Venturini Fendi e Victoria Beckham também.

Gucci no Instagram (Foto: Reprodução/Instagram)

Marc Jacobs no Instagram (Foto: Reprodução)
A modelo e atriz Naomi Campbell merece uma estrelinha nesse texto por talvez ter uma das contas mais envolventes comparada a todas as personalidades que eu e você já conhecemos.
Dentre as várias publicações feitas por ela, com textos humanamente sensíveis, uma chama a atenção por relembrar Nelson Mandela, líder revolucionário e ex-presidente da África do Sul, e de quem Naomi era amiga pessoal.

Naomi Campbell e Nelson Mandela (Foto: Anna Zieminski/ AFP/ Getty Images)

Naomi Campbell no Instagram (Foto: Reprodução/Instagram)
O vídeo considerado estopim das manifestações nas ruas e nas plataformas online mostra George Floyd imobilizado no chão por um policial que estava ajoelhado sobre ele, em um ato de asfixia. Minutos depois, o homem morreu de parada cardiopulmonar causada pela pressão no pescoço.
Infelizmente esse não é o primeiro e nem será o último caso de racismo visto, registrado e com fim trágico, mas pode ser o começo de uma mudança de mente e de atitude social. E moda também é reflexão, por isso é inaceitável que as marcas não se posicionem. Agora é você quem decide qual atitude vai ter frente ao racismo. Vamos mudar?