Manaus, 18 de janeiro de 2022
×
Manaus, 18 de janeiro de 2022

A partida de Virgil Abloh e por que você já deve ter ouvido esse nome recentemente

Designer da Louis Vuitton e fundador Off White morreu aos 41 anos, vítima de câncer

Eu não estaria exagerando se dissesse que Virgil Abloh marcou a Moda do nosso século. Quando ouço esse nome também consigo ouvir de longe a quebra de muitos tabus, afinal, o principal legado do designer e arquiteto foi um visual bem parecido com as construções de prédios imponentes – uma necessidade de visibilidade para questões importantes como as sociais.

Virgil Abloh (Foto: Reprodução)

E não que a construções de prédios tenham a ver com questões raciais, por exemplo – porque não têm –, mas Abloh fazia parecer. O legado foi tamanho que o The New York Times traduziu a pessoa que ele era como “o negro mais poderoso do grupo mais poderoso do mundo”. Mas gigante mesmo foram as parcerias que, em pouco tempo, fizeram a Off White ganhar notoriedade mundial, como Kanye West e Beyoncé, e logo depois vieram outras colaborações com grandes marcas, como Nike, Converse, Rimowa, Jimmy Choo e muito mais.

Agora que você já tem uma ideia de quem foi Virgil Abloh, é importante que você conheça também a contribuição que ele deu para o nosso tempo. Para ele, mais que uma marca, suas peças sempre retrataram um estilo de vida, muitas delas “lacradas” com a simplicidade de um idealizador de coisas grandes – ou simplesmente “um idealizador”. De forma ousada e funcional, Abloh foi o precursor do “normcore”, um visual que até hoje conversa com a cidade, o concreto e a correria do dia a dia, onde o gueto era visto, ouvido e representado, seja ele em Nova Iorque ou em Milão.

Colaboração recente entre Off White e Nike (Foto: Reprodução)

Colaboração entre Rimowa e Off White (Foto: Reprodução)

Mas ele não queria ser reconhecido apenas pelo Streetstyle. Foi por isso que em março de 2018, Abloh era anunciado como estilista da versão masculina da Louis Vuitton, tornando-se o primeiro afro-americano a ocupar o cargo. Nesse período, o que se viu foi uma alfaiataria moderna, marcada no corpo do homem e cheia de peças icônicas que logo fez subir o hype de uma das casas de Moda mais tradicionais do mundo.

E para fechar este post de homenagem, gostaria de compartilhar o meu primeiro contato que despertou tamanha admiração pelo Abloh: a primeira coleção dele para Louis Vuitton. Com referências que iam de Michael Jackson e Lionel Richie à Etiópia e cultura africana, foi através de um arco-íris na passarela que tivemos contato com uma pessoa diferente, procurando sua identidade em meio à Moda “clássica” e ajudando uma grande marca a se encontrar também, sempre com muita leveza e frescor de ideias… simples e direto, como Virgil Abloh era.

 Louis Vuitton SS19 (Foto: Jason Lloyd-Evans)

Sobre Abloh

Formado em engenharia civil e com título de mestre em arquitetura, Virgil Abloh era designer e estilista norte-americano que foi diretor artístico da coleção masculina da Louis Vuitton e CEO da marca Off White. Ele nos deixou neste último domingo (28), aos 41 anos, em decorrência de angiossarcoma cardíaco, uma forma rara de câncer que acomete um tumor coração. A informação foi dada pelas redes sociais do estilista e do conglomerado LVHM, do qual fazem parte as duas marcas.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão . Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code