Manaus,
×
Manaus,

Gastronomia amazonense: o tesouro culinário do norte do Brasil

Uma culinária ancestral com sabores marcantes é o grande diferencial para encantar os turistas


O turismo gastronômico encontra no Amazonas o destino perfeito. Com uma culinária ancestral e sabores marcantes e únicos, a gastronomia amazonense usa os ingredientes das florestas e dos rios como protagonistas e cria receitas inusitadas e inigualáveis, sendo um prato cheio para os turistas que amam viajar para explorar novas experiências à mesa.

(Foto: Janailton Falcão/Tadeu Rocha/ Amazonastur)

Pensando em todos aqueles que desejam saborear o melhor da culinária amazonense, a Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) fez uma lista com os pratos que você não pode deixar de experimentar quando visitar o Amazonas.

Tacacá

Com sabor forte que une o famoso caldo de tucupi com folhas de jambu, camarão e goma de mandioca, o tacacá é destaque na gastronomia do norte. A iguaria é ainda ótima para curar a ressaca de quem exagerou nas bebidas, pois o caldo revigora, cortando o efeito do cansaço!

(Foto: Janailton Falcão/Tadeu Rocha/ Amazonastur)

Tambaqui

O tambaqui faz parte do dia a dia dos amazonenses e pode ser consumido frito, assado na brasa ou na tradicional caldeirada de tambaqui. O peixe de água doce assado é a marca registrada do domingo em família no Amazonas. Com um sabor único e delicioso, é o prato de destaque na gastronomia e pode ser servido com farinha de mandioca.  Em todas as formas de consumo, o sabor deste peixe de água doce encanta por sua explosão de sabor.

(Foto: Janailton Falcão/Tadeu Rocha/ Amazonastur)

Doce de cupuaçu

A mais popular das frutas entre os amazonenses, o cupuaçu é um dos ingredientes mais versáteis da cozinha local. Com um sabor ácido e marcante, pode ser consumido em forma de suco, geleias, sorvete, cremes, recheio de bombons e em diversas outras receitas.

X-Caboquinho

A dica imperdível para quem visita o destino Amazonas é saborear o café da manhã amazonense, que vai muito além da tradicional tapioca e conta com sanduíches que levam ingredientes típicos da floresta. Entre os sanduíches, o preferido da população local é o famoso X-Caboquinho, servido tradicionalmente no pão francês com lascas de tucumã, banana da terra frita e queijo coalho. Esse é o patrimônio cultural da culinária amazonense!

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão . Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × quatro =