Manaus,
×
Manaus,

Escola dos Vinhos da Península de Setúbal promovem formação gratuita

Aulas online, com especialistas, acontecem de 19 de agosto a 9 de setembro


Ter bons conhecimentos sobre vinhos pode ser importante tanto para um profissional da área, garantindo melhor qualificação no mercado, quanto para o dia a dia de um bom apreciador. Afinal de contas, com noções de harmonização, todos podem ter um paladar mais refinado e surpreender em qualquer confraternização ou empreendimento.

O curso gratuito sobre os Vinhos da Península de Setúbal é uma ótima oportunidade para conhecer os vinhos desta bela região, localizada na Costa Sul de Portugal, e entender melhor o mercado de vinhos portugueses.

(Foto: Divulgação da Assessoria)

O curso é oferecido pela Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS), por meio da Escola de Vinhos da Península de Setúbal (EVPS). As aulas acontecerão de 19 de agosto a 9 de setembro de 2022, em mais uma edição 100% online e gratuita, das 17h às 19h30, às sextas-feiras. As inscrições podem ser feitas no escoladosvinhosdapeninsuladesetubal.com.

Poderão participar das quatro aulas: enófilos; sommeliers; importadores; e quaisquer outros profissionais do mundo do vinho que desejem aprofundar seus conhecimentos sobre uma das regiões mais queridas e tradicionais da produção vitivinícola mundial.

“A venda de vinhos da Península de Setúbal teve um crescimento de 40% em 2021 no mercado brasileiro. Esse resultado na importação do produto se deve à qualidade e ao sabor único dos vinhos produzidos na região”, afirma Henrique Soares, presidente da CVRP – que é a responsável por certificar e promover os vinhos da península.

(Foto: Divulgação da Assessoria)

Para ele, o terroir privilegiado é o segredo para o sucesso. “Temos horas de sol e uma frente fresca do Atlântico que dá frescura e um caráter salino. É um cruzamento bastante singular. São vinhos muito frutados, fáceis de agradar o paladar. E tem a característica de não serem pesados nem enjoativos”, completa Soares.

De acordo com Alexandre de Oliveira, presidente da ABS Amazonas, a promoção deste evento em parceria com a associação é importante. “Desenvolve e ampliar a cultura do vinho e o nível do conhecimento de Enofilos, Sommeliers, e profissionais da área na nossa região”, afirma.

Sobre o curso

Oferecido pela Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS), em parceria com produtores de vinhos da região e regionais da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS), o curso terá quatro módulos, cada um deles composto por uma aula temática.

Enólogos, diretores de qualidade e outros representantes das casas produtoras envolvidas participarão das aulas, ao vivo, direto de Portugal. Além de receber um certificado emitido pela CVRPS, os participantes concorrerão ao sorteio de kits com todos os vinhos apresentados na aula.

(Foto: Divulgação da Assessoria)

Programação

19 de agosto: Módulo 1

Aula “A produção vitivinícola da Península de Setúbal ontem e hoje”, com Rossela Ceni (ABS/SC).

Rótulos apresentados no dia: Vale de Touros Vinhas Velhas Reserva Tinto (2017) – Adega de Palmela – D.O. Palmela, Fontanário de Pegões Vinhas Velhas Tinto (2016) – Adega de Pegões – D.O. Palmela, Herdade de Espirra Reserva Tinto (2017) – Herdade de Espirra – D.O. Palmela, Quinta de Alcube Trincadeira & Syrah Reserva (2020) – Quinta de Alcube – I.G. Península de Setúbal e Serra Mãe Tinto Reserva (2018) – Sociedade Vinícola de Palmela – D.O. Palmela Adega de Palmela, Casa Ermelinda Freitas, Fernão Pó, Herdade de Espirra e Quinta de Alcube.

26 de agosto: Módulo 2

Aula “Terroir e especificidades geoclimáticas da Península de Setúbal”, com Caroline Dani (ABS/RS).

Rótulos apresentados no dia: Adega de Palmela Reserva Premium Tinto (2019) – Adega de Palmela – D.O. Palmela, Quinta da Mimosa Tinto (2020) – Casa Ermelinda Freitas – D.O. Palmela, ASF Tinto (2019) – Fernão Pó – D.O. Palmela, Pavão de Espirra Tinto (2017) – Herdade de Espirra – I.G. Península de Setúbal e Quinta de Alcube Tinto (2021) – Quinta de Alcube – I.G. Península de Setúbal

2 de setembro: Módulo 3

Aula “Castas e especificidades de viticultura na Península de Setúbal”, com José Luiz Alvim Borges (ABS/SP).

Rótulos apresentados no dia: Adega de Pegões Colheita Seleccionada Branco (2021) – Adega de Pegões – I.G. Península de Setúbal, Catarina Rosé (2021) – Bacalhôa – I.G. Península de Setúbal, ASF Branco (2020) – Fernão Pó – D.O. Palmela, João Pires Rosé (2021) – José Maria da Fonseca – I. G. Península de Setúbal e Piloto Collection Roxo (2021) – Quinta do Piloto – I.G. Península de Setúbal.

9 de setembro: Módulo 4

Aula “Moscatel de Setúbal: desvendando o Sol engarrafado da uva à taça”, com Fernando Lima (ABS/RJ).

Rótulos apresentados no dia: Bacalhôa Moscatel Roxo de Setúbal 5 anos – Bacalhôa – D.O. Setúbal, Casa Ermelinda Freitas Moscatel Roxo Superior (2010) – Casa Ermelinda Freitas – D.O. Setúbal, Alambre Moscatel de Setúbal (2018) – José Maria da Fonseca – D.O. Setúbal, Quinta do Piloto Moscatel Roxo Superior (2015) – Quinta do Piloto – D.O. Setúbal e SIVIPA Moscatel de Setúbal Superior 10 anos – Sociedade Vinícola de Palmela – D.O. Setúbal.

Sobre a CVRPS

A Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS) tem como principal missão a defesa das D.O. Setúbal e Palmela e I.G. Península de Setúbal, bem como a aplicação de regulamentação, fomento e controle dos vinhos produzidos nas respectivas áreas geográficas com a finalidade de garantir sua origem, genuinidade e qualidade. Na Península de Setúbal produzem-se três tipos de vinho certificado: Vinhos D.O. Palmela; Vinhos D.O. Setúbal e Vinho Regional Península de Setúbal.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão . Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + 6 =