Manaus, 18 de janeiro de 2022
×
Manaus, 18 de janeiro de 2022

Cidade

Inaugurada segunda unidade do Serviço de Apoio à Mulher, Idoso e Criança (Samic), em Maués

Espaço oferecerá atendimento humanizado para vítimas de violência


O governador Wilson Lima inaugurou, nesta sexta-feira (26/11), a segunda unidade do Serviço de Apoio à Mulher, Idoso e Criança (Samic), em Maués (a 276 quilômetros de Manaus). O espaço coordenado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) oferecerá um serviço humanizado às pessoas em situação de vulnerabilidade e vítimas de violência.

O Samic ficará localizado na rua Rui Barbosa, Centro, e iniciará as atividades na segunda-feira (29/11). No local, uma equipe psicossocial formada por uma psicóloga e assistente social será responsável pelo atendimento a qualquer tipo de violação de direitos registrada no município e encaminhar posteriormente a demanda para os órgãos responsáveis.

(Foto : Arthur Castro/Secom)

Este será o segundo Samic no interior do Amazonas. O primeiro, localizado no município de Itacoatiara, foi inaugurado em junho de 2019. Na próxima semana, está prevista a inauguração do Samic do município de Humaitá, ampliando a rede de apoio do Governo do Estado em municípios estratégicos.

A secretária titular da Sejusc, Mirtes Salles, destacou a importância de levar tal serviço para o interior do estado. Segundo ela, desde a ampliação do Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem) em Manaus, de três para seis unidades, o Governo do Estado tem trabalhado para interiorizar a iniciativa, levando a rede de apoio para municípios distantes de Manaus.

Acolhimento

O Samic será coordenado pela Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres (SEPM), um dos braços da Sejusc. A secretária executiva, Maricília Costa, explicou que o local oferecerá um espaço de acolhimento para vítimas de violência.

Infraestrutura

Em infraestrutura, o Governo do Estado já investiu em Maués mais de R$ 31 milhões em melhorias, além de intervenções do Programa de Saneamento Integrado de Maués (ProsaiMaués), inaugurado em 2019.

De acordo com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana (Seinfra), somente em melhorias do sistema viário foram investidos mais de R$ 18 milhões. As obras foram concluídas em 2020 e mais de 40 quilômetros foram recuperados em Maués.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code