Manaus,
×
Manaus,

Brasil e Mundo

Professores e alunos do interior se adaptam ao projeto ‘Aula em Casa’


Em época de pandemia, milhares de alunos e professores da rede pública de ensino tiveram de fazer ajustes em suas rotinas para combater a proliferação do novo coronavírus no estado. Norteados pelo projeto “Aula em Casa”, regime especial de aulas não presenciais do Governo do Amazonas, eles trocaram a sala de aula pela sala de casa para que não deixassem de estudar durante o período de quarentena.

(Foto: Divulgação) 

Além de Manaus, a iniciativa inédita, que consiste na transmissão de aulas por quatro canais da TV Encontro das Águas e pela Internet, engloba também alguns municípios da Região Metropolitana da capital, como Careiro da Várzea e Manaquiri. Lá, a quilômetros de distância, estudantes, pais e equipe escolar se mobilizam para superar as adversidades e acompanhar o projeto.

Professora de Física da Escola Estadual Anselmo Jacob, em Manaquiri, Milane Lima da Silva afirmou que, dentre as maiores dificuldades enfrentadas no município, está o acesso à Internet, pois muitos residem em áreas rurais. Para driblar essa barreira, Milane tem criado, imprimido e disponibilizado planos de estudos aos alunos que não conseguem reforçar o conteúdo por meio do Youtube, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e aplicativo “Mano”.

“O projeto tem assegurado conhecimento para nossos estudantes. Dessa maneira, eles não terão muitos prejuízos no processo ensino-aprendizagem”, acrescentou a professora.

(Foto: Divulgação)

Desafio – Em Careiro da Várzea, a palavra de ordem do projeto “Aula em Casa” tem sido “inovação”. Professor dos ensinos Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), Daniel Arais vem mobilizando seus alunos por meio de ferramentas e plataformas digitais, como o AVA, Google Classroom e Google Forms.

“Está facilitando o trabalho e, principalmente, as avaliações do aprendizado. Estou elaborando exercícios on-line, que são acessados via links que envio nos grupos de WhatsApp”, pontuou o educador.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × cinco =