Manaus,
×
Manaus,

Brasil e Mundo

Inaugurado centro para estudos do envelhecimento e longevidade, da FUnATI

Centro de Pesquisa, Ensino e Desenvolvimento Tecnológico Gerontec possui o primeiro laboratório de biogenômica do Norte do país


O Governo do Amazonas inaugurou, nesta terça-feira (29/03), o Centro de Pesquisa, Ensino e Desenvolvimento Tecnológico (Gerontec), da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI). O centro conta com o primeiro laboratório de biogenômica da região Norte do Brasil, que terá estudos voltados ao envelhecimento e longevidade das pessoas que vivem na floresta amazônica.

O investimento no Gerontec é de R$ 2,5 milhões, recurso repassado por meio do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS). A obra foi executada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra).

(Foto:Bruno Zanardo/Secom)

A cerimônia de inauguração do novo centro contou com a participação dos secretários estaduais de Saúde, Anoar Samad, e de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Mirtes Salles; dos deputados estaduais Dr. Gomes e Joana Darc; do prefeito de Itacoatiara, Mário Abrahim, além do reitor da FUnATI, Euler Ribeiro.

Titular da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Anoar Samad falou sobre a importância do Gerontec para a pesquisa no Amazonas.

“Esse laboratório não é somente um laboratório de análises clínicas, mas também é uma estrutura para pesquisas sobre um envelhecimento saudável, como envelhecer bem, sob a direção e aconselhamento do doutor Euler Ribeiro, que é um verdadeiro lutador dessa causa do envelhecimento saudável, vide a quantidade de pesquisadores nacionais e internacionais que temos aqui”, destacou.

As pesquisas que antes eram executadas no laboratório da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) agora passam a contar com seu próprio laboratório na Amazônia, que terá a contribuição e experiência dos pesquisadores da UFSM para o desenvolvimento regional. “Esse é o objetivo principal, para que a gente consiga ser autossuficiente, inclusive, nessas pesquisas do envelhecimento saudável”, completou o secretário.

De acordo com reitor da FUnATI, Euler Ribeiro, o Gerontec vai investigar a inter-relação entre envelhecimento, biodiversidade amazônica e longevidade, ampliando a produção científica para promover ações efetivas de saúde pública para a população do Amazonas.

“Eu trazia pesquisadores do Brasil e do mundo para que nós pudéssemos fazer um levantamento dessa expectativa de vida aumentada do homem da floresta, 1% acima de 80 anos, quando a média mundial, nos países que a expectativa de vida é maior que a do Brasil, é 0,5%. Então, eu fui aprender com os homens da floresta o que fazer, e nós estamos pesquisando nos frutos, nas ervas e nos peixes”, revelou Euler.

Equipamentos de ponta 

O Gerontec conta com equipamentos de última geração, com laboratórios de Biologia Celular, Biologia Molecular, Bioquímica, Pesquisas Clínicas e Populacionais e de Microscopia e Desenvolvimento Tecnológico, além de espaço físico adequado para abrigar pesquisadores.

O novo centro conta ainda com um pavimento com dois laboratórios; duas salas de pesquisas; consultório; e salas de classificação de reagentes, hematologia, bioquímica, uroanálise, preparo de reagente, coleta, limpeza e secagem de material, entre outras.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis − 3 =