A colisão ocorreu na noite de quarta (29). O avião pertencia à American Airlines e havia saído do Kansas com destino a Washington. Já o helicóptero fazia um voo de treinamento e tinha três soldados a bordo.

Foto: Reprodução Internet
As duas aeronaves caíram no rio Potomac, perto do aeroporto. Um vídeo que circula nas redes sociais mostrou o momento do choque.
Equipes de resgate já encontraram 28 corpos, mas a condição de temperatura e ventos complica trabalhos. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que está monitorando a situação.
Os modelos das aeronaves envolvidas no acidente
O avião comercial da American Airlines envolvido na colisão é um Bombardier CRJ700, com capacidade para 65 pessoas e utilizado para voos regionais.
O helicóptero militar é um modelo Sikorsky UH-60 Black Hawk, usado pelas Forças Armadas dos Estados Unidos.
Sem sobreviventes
Em coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (30), autoridades de Washington afirmaram que não há sobreviventes do acidente, tanto no avião comercial da American Airlines quanto no helicóptero militar.

Foto: Reprodução Internet
Segundo o chefe do Corpo de Bombeiros, 27 corpos já foram recuperados entre os passageiros do avião e um entre os 3 militares que estavam no helicóptero.
“Estamos mudando de uma operação de resgate para uma operação de recuperação. Neste ponto, não acredito que encontraremos sobreviventes. Continuaremos trabalhando para encontrar todos os corpos, recolhê-los e reuni-los com seus entes queridos”, disse John Donnelly.
“Absolutamente evitável”
O Secretário de Transportes dos EUA, Sean Duffy, disse que tanto o helicóptero quanto o avião estavam voando em padrões normais na coletiva dada à imprensa na manhã desta quinta, e que a investigação trará respostas ao “público viajante”.
“Antes da colisão, as trajetórias de voo que estavam sendo percorridas, tanto pelos militares quanto pelos pilotos, não eram incomuns para o que acontece no espaço aéreo de DC. Isso acontece todo dia, não é incomum. Algo deu errado”, disse ele, afirmando: “O helicóptero sabia que havia um avião na área”.
Duffy também afirmou que o incidente era “absolutamente evitável” e confirmou que o presidente Donald Trump está sendo informado das últimas atualizações sobre a tragédia.
Atletas no vôo
O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, se pronunciou sobre as mortes dos atletas olímpicos de patinação no gelo que estavam no avião comercial da American Airlines através de um comunicado divulgado nas redes sociais do COI nesta quinta-feira (30).
“Estamos profundamente tristes com o trágico acidente aéreo em Washington DC. Em nome do COI, e pessoalmente, estendo nossas sinceras condolências a todos os afetados, que entendemos que podem incluir atletas olímpicos, jovens atletas e suas equipes de apoio. Nossos pensamentos estão com todas as vítimas, suas famílias e entes queridos durante este momento incrivelmente difícil”.