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Especialista em marketing diz que conhecimento faz a diferença entre empresas, na pandemia

Segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio ao Empreendedorismo (Sebrae), uma em cada quatro dessas novas empresas fecham antes de completar cinco anos de atividade


Desde que a pandemia chegou ao Amazonas, quase 40 mil novas empresas foram abertas no Estado, sendo que cerca de 32 mil emergiram na modalidade de Microempreendedor Individual (MEI). Segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio ao Empreendedorismo (Sebrae), uma em cada quatro dessas novas empresas fecham antes de completar cinco anos de atividade. A pandemia do novo coronavírus, que impôs, em alguns casos, até mesmo a paralisação total de determinados serviços, varreu do mercado não apenas quem já vinha patinando, mas também aqueles negócios que usufruem de uma situação estável alicerçada em planejamento malfeito e capacidade de adaptação limitados.

Para suportar a tempestade sem afundar, além de conhecer muito bem o barco e poder contar com a tripulação, é preciso saber o que fazer nos momentos difíceis. Com um mercado cada vez mais competitivo, nunca o conhecimento foi tão importante. É justamente o aprendizado que você carrega que pode fazer diferença para que sua empresa supere as dificuldades e cresça apesar dos problemas ou vire estatística.

O prof. Marcelo Miyashita é um dos mais reconhecidos profissionais de marketing do país e membro do Hall da Fama da Academia Brasileira de Marketing. Especialista em marketing de serviço e atendimento, ele explica que o conhecimento expande os horizontes no sentido de conquistar mesmo coisas básicas que ajudarão a solidificar o negócio. Miyashita cita o exemplo dos alunos de um dos seus cursos, que chegam para aprender mais sobre atendimento, por exemplo.

(Foto: Divulgação)

“A experiência do cliente acontece no atendimento, nos serviços e no processo de vendas. De nada adianta fazer marketing e ações de comunicação para atrair o cliente, se na hora de atendê-lo a empresa e sua equipe da linha de frente não estão preparados para fazer o básico bem feito. E o avançado não esperado. O básico bem feito se traduz em procedimentos de atendimento e processos de trabalho bem planejados e adequados. Para que a operação de atender bem ocorra com qualidade e sem ocorrências. Só isso, para muitas empresas, já é uma conquista, mas também é preciso fazer o avançado”, disse.

Cursos disponíveis

Marcelo Miyashita estará em Manaus no início de dezembro, ministrando dois cursos justamente sobre esses assuntos. O primeiro será nos dias 1º e 2 de dezembro, sobre marketing de serviços e atendimento, e o segundo, sobre networking, nos dias 3 e 4. Ambos acontecerão no auditório do Zen Work, localizado no bairro Vieiralves, Zona Centro-Sul de Manaus. (Mais detalhes no final da matéria).

O professor celebra a oportunidade de trazer este tipo de conhecimento ao público de Manaus, ressaltando a importância dos conteúdos que serão ministrados.

“Os dois cursos que teremos em Dezembro são de temas e conteúdos totalmente diferentes. Um aborda a experiência e a gestão de atendimento. E outro trata de relações pessoais e sociais no ambiente profissional. São assuntos diferentes, que não se sobrepõem, e que darão ao aluno visão e uma postura competitiva, e às empresas e projetos, melhoria em seus resultados operacionais e de vendas”, garantiu.

Serviço

O quê: Curso de Marketing de Serviços e Gestão de Atendimento

Quando: 1 e 2 de dezembro, quarta a quinta das 19h às 22h30

Onde: Auditório Zen Work – Rua Rio Javari, 361 – Vieiralves – Manaus/AM

Inscrições.

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