Com a casa lotada, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), promoveu o seminário ‘Valores, Justiça e Meio Ambiente’, que debateu o papel dos órgãos de controle na proteção do Meio Ambiente. O evento foi idealizado pelo conselheiro Júlio Pinheiro, por meio da Escola de Contas Públicas (ECP).
Wilson Lima, governador do Amazonas, esteve presente no evento e enfatizou que a necessidade de avançar em alternativas efetivas na proteção do Meio Ambiente.
“Nós não somos parte do problema, não somos os maiores poluidores do mundo, mas em nenhum momento nós abrimos mão de ser solução para resolver esse problema. Precisamos avançar em alternativas que sejam efetivas, que possam proteger os recursos naturais, mas que, sobretudo, protejam a nossa população”, disse Lima.
Paulo Gonet, procurador-geral da República, Luiz Alberto Figueiredo, embaixador extraordinário para a mudança do clima, e Fábio Feldmann, consultor ambiental, foram alguns das personalidades presentes.
Yara Lins, presidente do TCE-AM, enfatizou que é preciso unir forças para garantir um futuro com sustentabilidade.
“Precisamos nos engajar de forma coletiva e colaborativa, unindo esforços de todas as esferas para garantirmos um futuro sustentável para as nossas próximas gerações”, declarou Lins.
Fabio Feldmann, um dos palestrantes do dia, abordou sobre os desafios da governança ambiental e a importância do papel dos Tribunais de Contas.
Paulo Gonet, procurador-geral da República, destacou a importância do evento.
“O evento que está acontecendo aqui é particularmente significativo. A Escola de Contas do Tribunal está patrocinando um evento que se destina a refletir sobre como é importante a proteção do meio ambiente, a promoção dos valores ambientais”, disse Gonet.
Luiz Alberto Figueiredo, embaixador extraordinário, comentou sobre a emergência em realizar mudanças nas políticas ambientais.
Não há margem de dúvida, e a ciência mostra isso, de que os desastres que vemos hoje são originados pela ação humana. É muito triste que apenas com tragédias climáticas como as que estamos vendo recentemente as sociedades percebam a necessidade de lutar contra esses problemas ambientais”, comentou.
Confira o seminário completo aqui.