Com o apoio institucional da Fecomércio AM, o Centro do Comércio do Estado do Amazonas (Ceceam) realizou o lançamento oficial de 12 Câmaras Amazonenses de Comércio e Serviços, nesta terça-feira (8). O evento foi realizado na sede da federação e contou com a presença de empresários dos segmentos do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado.
As Câmaras são órgãos consultivos do Ceceam, compostas por lideranças empresariais, com a finalidade de ouvir diversos segmentos, realizar estudos e fornecer informações para buscar a concorrência legal, aumentar a produtividade e trazer ações inovadoras para apoiar e defender as categorias representadas.
O presidente do Ceceam e presidente do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Amazonas, Aderson Frota, ressalta a importância dessa iniciativa para fortalecer e promover o desenvolvimento dos setores de comércio e serviços no estado.
“Esse evento corresponde ao primeiro passo para a instalação de todas as Câmaras. O objetivo é adensar experiências e conhecimentos, oferecer estudos e sugestões que possam subsidiar estratégias e ações em defesa dos interesses desses setores, visando fomentar a inovação, a competitividade e a colaboração entre as empresas”, explicou.
As Câmaras
Inicialmente, 80 empresários do Amazonas aderiram às Câmaras, segmentadas da seguinte forma:
- § Câmara Amazonense do Comércio de Produtos Farmacêuticos
- § Câmara Amazonense de Transporte e Logística
- § Câmara Amazonense do Comércio de Combustíveis
- § Câmara Amazonense de Publicidade e Comunicação
- § Câmara Amazonense de Tecnologia da Informação e Inovação
- § Câmara Amazonense de Empresas de Segurança
- § Câmara Amazonense do Comércio de Produtos e Serviços Ópticos
- § Câmara Amazonense das Mulheres Empreendedoras do Comércio
- § Câmara Amazonense do Comércio de Peças e Acessórios para Veículos
- § Câmara Amazonense de Clínicas e Hospitais
- § Câmara Amazonense de Serviços Financeiros
- § Câmara Amazonense de Ensino e Educação
Como funcionam
O coordenador geral das Câmaras, Igo Viana, explica que cada empresa terá direito a apenas 1 assento e elegerão 1 titular da vaga e 1 suplente.
“Na ausência do titular, o suplente representará a empresa nos eventos e reuniões. Cada câmara contará com um coordenador, que será eleito pelos próprios membros da câmara e ficará responsável por interagir diretamente com o presidente do Ceceam, organizar as reuniões da câmara, acompanhar as ações e mobilizar os membros”, explicou.
Aos membros das Câmaras cabe a responsabilidade de identificar as demandas do setor, sugerir soluções e contribuir com informações essenciais a serem debatidas nas reuniões.