A presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheira Yara Amazônia Lins, entregou, na manhã da última quarta-feira (21), medalhas do Colar do Mérito de Contas à diversas autoridades públicas amazonenses e nacionais.
A entrega foi feita no auditório do TCE-AM, localizado na Av. Efigênio Salles, 1155, a 11 agraciados. Entre eles, estavam autoridades públicas amazonenses nacionais que desempenharam relevante papel à sociedade nos últimos anos.
Para a conselheira-Presidente do TCE-AM, Yara Lins, “A outorga da Medalha do Mérito de Contas é mais do que uma homenagem, é um compromisso contínuo com a transparência e a responsabilidade da coisa pública”.
O presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro Edilson de Sousa Silva, recebeu a honraria e conduziu uma palestra onde enfatizou a necessidade de clareza nas ações governamentais.
“Ser agraciado com a maior das honrarias do TCE-AM muito nos honra e nos traz uma responsabilidade de continuar lutando pelo aprimoramento do Sistema de Controle Externo, pela melhoria dos serviços públicos, porque é o Tribunal de Contas um instrumento de cidadania que induz as políticas públicas para que elas alcancem sua efetividade”, disse o conselheiro antes de sua apresentação.
O conselheiro Edilberto Pontes, presidente do Instituto Rui Barbosa, premiado junto a Edilson de Sousa, enfatizou sua satisfação com a comenda do TCE-AM.
“É uma alegria e uma honra receber o Colar do Mérito de Contas deste ilustre Tribunal de Contas. O momento é muito significativo para mim, pois essa distinção não é apenas um reconhecimento pessoal, mas ao trabalho coletivo realizado por tantas pessoas e instituições que se dedicam ao fortalecimento do controle externo do Brasil”, falou.
Os desembargadores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM): Maria das Graças Figueiredo, Ernesto Chíxaro, Délcio Santos, Vânia Marques Marinho, Mirza Cunha e Luiza da Costa Marques, foram agraciados com a comenda, junto do Vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, desembargador Airton Gentil, do CEO da Rede Amazônica, Phelippe Daou Júnior, e de Dissica Calderaro, presidente da Rede Calderaro de Comunicação.