É inegável que o Festival de Parintins cresce a cada ano, em todos os aspectos. Com o afastamento da sombra da pandemia e a volta da vida nas ruas das cidades, movimentos como o maior festival folclórico a céu aberto do mundo retomam seus lugares de importância para a cultura popular. E o verão amazônico não começa antes de saber qual é o boi vencedor no duelo mais aguardado do calendário brasileiro.
Segundo o Governo do Estado do Amazonas, bons resultados foram colhidos em 2023 nas áreas de segurança, emprego, renda e sustentabilidade, superando a edição de 2022. Para a AmazonasTur, mais de 100 mil turistas do Brasil e do mundo inteiro podem ter visitado Parintins no período do festival, o que deve ter injetado mais de R$120 milhões nas economias da cidade e municípios próximos.
Obviamente, toda essa movimentação não seria notada sem a mídia que cobre o festival intensivamente, onde grandes marcas e influenciadores aceleram a repercussão do assunto a nível nacional. Veja alguns influenciadores que marcaram presença em Parintins 2023 e repercutiram nossa cultura pelas redes sociais internet afora:
Bruna Castro admira a obra de Pito Silva com look Scala Lingerie e acessórios da própria feirinha de Parintins.
Matheus Videu desembarcou em Parintins com cocar de penas brancas.
Lorena Alencar foi “bem ali ver o Caprichoso” com choker da Manauy Acessórios, do designer Leonardo Brandão.
Oyama Filho também escolheu acessórios da Manauy para assistir a última noite de apresentações dos bois.
Nádia Saldanha escolheu acessórios da designer Keity Andrade para iniciar os trabalhos no Bumbódromo de Parintins.
Milton Cunha, famoso comentarista de Carnaval, escolheu uma peça customizada do designer parintinense Sérgio Prata para assistir ao festival.
Essa é a forma do Fila A agradecer alguns dos influenciadores que ajudam a Amazônia a permanecer como marca grande e relevante, não só para aqueles que investem e acreditam no nosso povo, mas, principalmente, para quem permite que estejamos em perigo de extinção.