A semana de moda mais importante da América do Sul anunciou a programação de 2023, e logo após surpreendeu o mercado nacional de vestuário com uma programação empolgante. O São Paulo Fashion Week (SPFW), que já assina como festival, teve sua primeira edição do ano – N55, com o tema “Origens” – entre 25 e 28 de maio, e retorna entre os dias 16 a 20 de novembro para a edição N56.
O Komplexo Tempo, que fica em endereço histórico na Mooca, conhecido por ser polo de confecção e distribuição têxtil do País, continua sendo o principal palco dos desfiles. Já o Senac SP segue abrigando a extensão da programação. Ingressos continuarão sendo disponibilizados com antecedência para o público em geral e entusiastas que quiserem acompanhar os desfiles da trilha principal.
Pré-estreias
Para iniciar a programação de 2023 com o pé direito, a N55 do SPFW teve duas pré-estreias que movimentaram a cena da moda na capital paulista, e o Portal Mazé Mourão acompanhou com exclusividade.
No dia 22 de maio, João Pimenta lotou o Theatro Municipal de São Paulo com convidados atônitos para acompanhar o desfile que celebrou os 20 anos da marca. A locação teve ligação com o trabalho consistente do estilista na área de figurinos, pela qual ele é mundialmente reconhecido e premiado, e a apresentação contou com looks cenográficos, que usaram alta e arrojada alfaiataria para relembrar grandes traços da história de Pimenta.
Em 24 de maio, Isaac Silva marcou a cena paulista da moda no segundo desfile de pré-estreia do SPFW 2023. Com amigos famosos, parceiros e convidados, a estilista Isa Silva ocupou o Movimento Sem Teto do Centro (MSTC), montado na Ocupação 9 de Julho, região da Bela Vista, com uma viva e vibrante floresta de looks altamente coloridos e energéticos. A coleção foi inspirada na canção “Banho de Folhas”, de Luedji Luna, amiga pessoal de Isa e que, inclusive, abriu a passarela com muito axé.
Último dia
Com exclusividade, o Portal Mazé Mourão ainda conseguiu acompanhar o último dia de desfiles da edição N55 do SPFW, no Komplexo Tempo. A programação iniciou com o desfile de Walério Araújo, que fez uma homenagem a Elke Maravilha e todas as fases da sua carreira; seguido por David Lee, que estreou no festival com uma versão contemporânea que mistura o visual das feiras livres com streetwear; Greg Joey logo após, com um cinema dos anos 80 leve e monocromático; e finalizou (mais uma vez) com Lino Villaventura e seu trabalho primoroso com tecidos bem trabalhados, minuciosamente construídos para apresentar movimento e leveza em cada look.
Previsões para o SPFW N56
O SPFW é um grande lançador nacional de marcas e tendências, e se analisarmos friamente, a edição N55 do festival foi permeada por um drama que se estendeu do começo até o final da programação. De João Pimenta a Lino Villaventura, muito trabalho manual e artístico pode ser contemplado nas passarelas, o que nos mostra um cenário empolgante de uma moda que está sendo muito bem tratada por quem a cria e executa.
Para a edição N56, que acontece de 16 a 20 de novembro de 2023, esperamos ver muitos outros processos e resultados de criações artesanais, com mais desfiles cheios de significados. A cultura jovem também deve permanecer no foco, uma vez que essa galera é quem vai continuar consumindo boa parte desses produtos, com os traços das culturas brasileiras sendo representados também, reforçando a inclusão e a nossa diversidade, sem esquecer do cuidado com o meio ambiente. Para isso, parceiros como a Vicunha Têxtil e Sou de Algodão continuam sendo necessários não só nesse processo de produção, mas também no ciclo de vida dessas marcas que precisam existir.