Manaus,
×
Manaus,

Saúde

Reforço de vacina contra dengue

Prefeitura convoca crianças e adolescentes para receber dose


Dando continuidade à imunização de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos contra a dengue no município, a Prefeitura de Manaus convoca os jovens já vacinados com a primeira dose contra a doença para receber a dose de reforço, após o intervalo mínimo de três meses da primeira aplicação. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que coordena a estratégia de imunização, informa que a vacina está disponível em 55 unidades da rede básica, distribuídas por todas as zonas da capital, tanto para início do esquema vacinal como para reforço.

maio-29_reforco-vacina-dengue-2

Divulgação/Semsa

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, reitera o papel de mães e pais em levar seus filhos para receber o imunizante nas unidades básicas, destacando também a importância de a população manter as medidas de combate aos mosquitos vetores das arboviroses, como o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

“O público de 10 a 14 anos é muito suscetível, sendo o maior em total de hospitalizações por dengue. Os pais podem garantir proteção para seus filhos com a vacina, além de seguir combatendo os criadouros do Aedes, eliminando os focos de água parada nas suas casas e quintais”, enfatiza a titular da Semsa.

Conforme Shádia, a lista de unidades de saúde que dispõem da vacina contra a dengue inclui estabelecimentos de horário ampliado, que atendem das 8h às 20h, e também aos sábados pela manhã, como forma de facilitar o acesso de pais e mães que trabalham ou estudam em período integral. Para consultar a lista completa, com endereços e horários de funcionamento, basta acessar https://bit.ly/salasvacinaqdenga.

“A criança ou adolescente que está recebendo a primeira dose deverá permanecer no posto de saúde de 15 a 30 minutos, para observação. Para a dose de reforço, não há essa necessidade”, assinala a secretária. O imunizante, ela acrescenta, deve ser aplicado de forma isolada, com intervalo de pelo menos 30 dias das vacinas da Febre Amarela, Varicela e Tríplice Viral, e de 24 horas, para as demais do calendário básico.

A vacinação contra a dengue iniciou em Manaus no dia 22 de fevereiro, sendo inicialmente dirigida a crianças de 10 e 11 anos, e mais tarde ampliada para todo o público de 10 a 14 anos, faixa etária definida pelo Ministério da Saúde. A meta da Semsa é imunizar mais de 146 mil crianças e adolescentes, o correspondente a 90% da população-alvo da estratégia.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte + dezessete =