A Prefeitura de Manaus iniciou, nesta quinta-feira (17), mais uma edição do curso de Inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU). O curso está sendo realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Desembargador Fabio do Couto Valle, localizada no bairro Jorge Teixeira, na zona Leste.
Participam da capacitação, que neste primeiro momento é composta por aulas teóricas, 17 profissionais médicos, que até o mês de setembro conhecerão as técnicas para inserção do DIU de cobre para pacientes com indicação, bem como o manejo e a remoção do dispositivo.
O DIU é um dos métodos contraceptivos da Política de Planejamento Familiar da Rede de Atenção Primária à Saúde e em Manaus é disponibilizado em todos os Distritos de Saúde (Disas), da Semsa, por meio de 13 unidades de referência.
“O curso é um marco importante para fortalecer a oferta do DIU de cobre, um método de longa duração muito seguro e eficaz, porque permite às mulheres que não podem fazer uso dos métodos contraceptivos hormonais, que evitem uma gravidez não planejada. E a qualquer momento o dispositivo pode ser retirado, caso a paciente queira engravidar”, informa a técnica da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Semsa, assistente social Neide Negreiros.
As aulas estão sendo ministradas por três médicos da Semsa e contam com o apoio da Escola de Saúde Pública (Esap) e do Fundo de Populações das Nações Unidas (Unfpa).