Manaus,
×
Manaus,

Saúde

FVS-RCP convoca grupo de 10 a 14 anos para a segunda dose do imunizante

Vacinação está disponível em 12 municípios do Amazonas


A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), convoca crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, que tomaram a primeira dose da vacina contra a dengue, para buscarem a segunda dose nos postos de vacinação e completem o esquema vacinal contra a doença.

fvs-rcp_vacina_dengue_foto_roberto_carlos_secom_1-1

Foto: Roberto Carlos/Secom

A vacinação contra a dengue está disponível em 12 municípios do Amazonas, atendendo à distribuição do Ministério da Saúde: Manaus, Iranduba, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Barcelos, São Gabriel da Cachoeira, Careiro, Nova Olinda do Norte, Manaquiri, Santa Isabel do Rio Negro, Autazes e Careiro da Várzea.

Até a última sexta-feira (24), foram aplicadas 43.452 doses de vacina contra a dengue no Amazonas, sendo 43.259 de primeira dose e 193 de segunda dose, de acordo com informações das Secretarias Municipais de Saúde. Além disso, foram distribuídas 96.296 doses da vacina contra a dengue.

O esquema vacinal contra a dengue consiste em duas doses, com um intervalo de três meses entre elas. A vacina está disponível desde fevereiro no Amazonas, e a operacionalização das campanhas de vacinação é de responsabilidade das Secretarias Municipais de Saúde.

“A proteção contra a dengue é uma ação de saúde pública e a conclusão do esquema vacinal é estratégica para garantir uma imunização eficaz. A segunda dose é essencial para fortalecer a resposta imunológica e proporcionar uma proteção duradoura contra a doença”, enfatiza a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

A gerente de imunização da FVS-RCP, Angela Desirée, reforçou a importância da adesão à segunda dose. “Recomendamos aos pais e responsáveis que verifiquem, nos cartões de vacinação das suas crianças e adolescentes, de 10 a 14 anos de idade, se já está no prazo de receber a segunda dose. Lembrando que a vacina é uma das formas de prevenção”, afirma.

 

 

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 − três =