Manaus,
×
Manaus,

Saúde

Amazonas realiza primeiro transplante de rins de doador falecido na rede pública de saúde do estado

Dois pacientes foram beneficiados – uma mulher e um indígena, que aguardavam na fila nacional de doação


Foi realizado o primeiro transplante renal de doador falecido, efetuado inteiramente na rede pública estadual de saúde. O procedimento ocorreu com sucesso no sábado (29), no Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, e é considerado um marco para a saúde do estado.

transplante-renal_hospital-delphina-aziz_foto-lana-honorato_ses-am

Foto: Lana Honorato/SES-AM

“É uma conquista que representa a ampliação da oferta de transplantes e das oportunidades para quem precisa”, afirma a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud. Os receptores foram dois pacientes que aguardavam na fila nacional de doação – uma mulher e um indígena.

O indígena, de 39 anos, e a mulher, de 42 anos, receberam os órgãos do doador, um homem de 57 anos, que foi a óbito na sexta-feira (28), no Hospital e Pronto-Socorro Dr. João Lúcio Pereira Machado, após sofrer um Acidente Vascular Celebral Isquêmico (AVCI).

O procedimento já havia sido oferecido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) anos atrás, mas efetuado em unidades particulares. A rede pública realizava transplante de rim apenas de doador intervivo, no Delphina Aziz, que já fez, desde julho de 2023, 80 procedimentos do tipo. O hospital é referência em transplantes renais na região Norte.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × três =