A cidade de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) vive um momento preocupante com relação as queimadas. Conforme o IBAMA, o município tem o maior índice de incêndios florestais e focos de queimadas no estado do Amazonas.
Para o superintendente do órgão, Joel Araújo, os dados são preocupantes, pois é a primeira vez que a terra dos bois Garantido e Caprichoso se destaca nesse índice negativo. “Isso é muito grave, nunca aconteceu”, afirma.
Os dados apontam que a maioria dos focos de queimadas estão concentrados nas comunidades da Gleba de Vila Amazônia. “Os focos se concentram na região da Vila Amazônia, especialmente nas comunidades de Vista Alegre, Toledo Piza, no conhecido T, em direção ao Rio Tracajá. Ali é o principal foco, a situação é grave, nós temos riscos de incêndios em residências e muitos produtores já perderam sua produção, então são meses de trabalho jogado fora”, informou.
As queimadas estão sendo causadas por pecuaristas, donos de fazenda que ateiam fogo no campo para renovar os pastos, mas também a incidência de produtores que realizam pequenas queimadas que acaba se descontrolando e causando os incêndios florestais. “Não usem fogo para fazer limpeza de roçado nesse momento. Precisamos de prevenção para que o fogo não se expanda para floresta”, pediu.
Nas comunidades de Vila Amazônia as chamas estão sendo combatidas pelo Prevfogo (Brigada Pronto Emprego de Rondônia) enviado pelo Ibama após solicitação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.