Manaus,
×
Manaus,

Senado reconhece Festival de Parintins como manifestação da Cultura Nacional

Texto vai agora para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva


O Senado Federal reconheceu, nesta terça-feira (9), o festival folclórico de Parintins e os bois Garantido e Caprichoso como manifestações da cultura nacional. A proposta segue para sanção presidencial.

img_20240701_072205-2

Foto: Divulgação

O texto foi votado de forma nominal, por unanimidade, com 15 votos “sim” na Comissão de Educação e não foi necessário ir para o plenário do Senado, porque estava em tramitação terminativa.

Com isso, o festival se junta a outras manifestações culturais reconhecidas como expressões autênticas da cultura do país, como escolas de samba, forró, festas juninas e a música gospel.

O projeto para tornar a expressão artística – símbolo da região Norte – em manifestação cultural nacional é do deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM). No Senado Federal, o senador Plínio Valério (PSDB-AM) foi o relator.

No Senado, Valério fez uma modificação no texto para garantir ao festival e as duas representações recursos para a manutenção e preservação da manifestação cultural.

O relator ainda lembrou da importância do festival, que foi reconhecido patrimônio cultural imaterial do Brasil pelo Iphan em 2018.

“Assim, nada mais natural que se promova, também, seu reconhecimento como manifestação da cultura nacional por meio de lei específica”, justificou Valério.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão . Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um + dez =