Manaus,
×
Manaus,

Palestra

Nova edição do TEDxAmazônia

Evento reúne 50 palestrantes e 450 participantes, entre os dias 2 a 5 de novembro, na capital


O Governo do Estado concede apoio para a realização do TEDxAmazônia, conferência que vai tratar de assuntos e ideias de 50 palestrantes sobre diferentes maneiras de cuidar do bioma amazônico, com a participação de mais de 450 pessoas de diversos lugares do Brasil e da região amazônica. 

A abertura ocorreu, nesta quinta-feira (02), no auditório do Teatro da Escola ICBEU. A conferência segue até dia 5 de novembro, no Armazém XV, construção do século 19, no Porto de Manaus. O evento está de volta 13 anos após uma primeira edição classificada como legendária por membros da comunidade do TED, uma das conferências mais conhecidas do mundo. 

Entre os temas que serão debatidos…

…estão bioeconomia, geração de renda, desenvolvimento territorial, ciência, empreendedorismo e combate ao desmatamento e conservação da biodiversidade. 

“Em 2010, quando aconteceu o evento pela primeira vez na Amazônia, era um outro contexto. E agora estamos vivendo essa questão da aceleração climática com todo mundo preocupado em encontrar soluções. Eu vejo como um ato de extrema coragem o Governo do Estado sediar uma discussão como essa, e é disso que precisamos de uma liderança corajosa para encontrar soluções para a preservação da floresta, e ao mesmo tempo cuidar da qualidade de vida das pessoas que moram no bioma amazônico”, disse o organizador licenciado e curador do evento, Rodrigo Cunha.

Nesta edição na Amazônia, os palestrantes foram selecionados num processo de curadoria independente que envolveu diferentes organizações presentes na região. 

“Como pessoa que nasceu em comunidade tradicional quilombola, quero trazer voz aos invisibilizados da Amazônia. Infelizmente as pessoas olham muito para a floresta e esquecem que dentro delas existem pessoas com uma série de desafios e demandas, e que, aos olhos do restante do Brasil e do mundo, são invisibilizadas. Mas é preciso olhar para essas vozes para que as próximas gerações possam viver nesse ambiente com o mínimo de dignidade”, comentou Valcleia Solidade, ambientalista e uma das palestrantes do evento

Com sua experiência como mateiro na região amazônica, Francisco Bezerra, mais conhecido como “Flecha”, também vai compartilhar, ao longo da conferência, suas vivências e colaboração com o saber popular.  

“O mateiro é uma pessoa que não tem só o dever de levar e trazer as pessoas para o mato. Ele auxilia as pessoas no trabalho. O pesquisador chega com seu estudo científico, e com a nossa experiência do mato, ajudamos na identificação de animais e plantas. O que vou falar é para tentar alertar um pouco as pessoas que a natureza é um lugar que a gente tem de preservar”, ressaltou Flecha.

TEDxAmazônia

O TEDx é um programa de eventos locais e auto-organizados que reúnem pessoas para compartilhar uma experiência semelhante ao TED, que é uma organização sem fins lucrativos dedicada a ideias na forma de palestras curtas por pensadores e líderes. Muitas dessas palestras acontecem nas conferências TED. 

O TEDxAmazônia 2023 é um dos 12 eventos de vários países do mundo que farão parte do TED Countdown, a iniciativa climática da conferência. O TEDxAmazônia faz parte, assim, da plataforma que já alcançou mais de 230 milhões de pessoas com as famosas TED talks, que transformaram a maneira como as pessoas recebem e compartilham informação na última década. 

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − 6 =