Manaus, 3 de julho de 2022
×
Manaus, 3 de julho de 2022

Geral

Teatro Amazonas registra maior público de visitação em 22 anos


Desde 1997, ano em que a então Secretaria de Estado de Cultura foi criada, o Teatro Amazonas recebe pessoas de todo o mundo para conhecer a história de um dos maiores ícones arquitetônicos do Amazonas e do país. Em 2019, o número de visitação turística no local bateu recorde e foi o maior em 22 anos, com 116.750 pessoas, entre turistas locais, nacionais, internacionais e estudantes.

O número recorde de visitantes no local, administrado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, é referente apenas à visitação turística, não abrangendo o público em espetáculos da casa. Os dados foram coletados pela Assessoria de Planejamento da secretaria por meio do livro de registros de visitantes; relatório diário, mensal, anual de visitação turística; e relatório estatístico de visitação diário, mensal e anual.

Para o diretor do Teatro Amazonas, Cândido Jeremias, o motivo para o contínuo crescimento de turistas se deve a vários fatores, entre eles a atualização no roteiro de visitação, a abertura de exposições temporárias, visitas gratuitas em datas comemorativas e o atendimento a diversos públicos. “Tentamos manter sempre a qualidade de atendimento, pensando na inclusão e na conservação deste patrimônio histórico do Amazonas”, afirma.

“Em 2019, estreamos exposições temporárias temáticas – como do Carnaval e do Festival Amazonas de Ópera -, fizemos eventos especiais em datas comemorativas, com as visitas teatralizadas, além de eventos pelo turno da manhã, no hall e no salão de espetáculos, que chamaram mais visitantes. Todos estes fatores contribuem para o aumento dos turistas, contando ainda com a qualidade do trabalho da equipe do Teatro, que está aqui de terça a domingo, de manhã nas visitas e à noite nos espetáculos, para atender o público”, ressalta.

Em 1997, o Teatro Amazonas recebeu 32.575 visitantes, e o número cresceu desde então. Em 22 anos, o patrimônio, que completou 123 anos em 2019,  já recebeu mais de 1.490.000 mil turistas. No ano passado, o local recebeu um novo roteiro de visitação, com mobiliário e as salas nos pavimentos reorganizadas, novos itens adicionados, além de novidades como a área de chapeleiro e um piano de caixa da antiga Casa Ivete Ibiapina, onde os visitantes podem arriscar algumas notas.

“Ficamos felizes com os números apresentados pelo Teatro Amazonas, um dos maiores patrimônios do país, pois demonstra que procuramos desenvolver atividades que agradaram o público, e a maioria dessas atividades tinha acesso gratuito ou um preço acessível, além do nosso compromisso com a acessibilidade. O Governo do Estado do Amazonas espera tornar a cultura ainda mais acessível em 2020”, declara o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

code