Manaus, 29 de junho de 2022
×
Manaus, 29 de junho de 2022

Geral

‘O Rio Negro São as Pessoas’ estreia no Teatro Amazonas


Filmado em 2018, o documentário “O Rio Negro São as Pessoas”, dirigido por João Tezza Neto e Juliana Barros, vai estrear em Manaus neste sábado, (1/6),  às 20h, no Teatro Amazonas, com entrada gratuita. Além da exibição, seguida de debate com a equipe, a programação também conta com o lançamento do livro fotográfico “O rio, as pessoas, o filme”, do fotógrafo Maringas Maciel e da fotógrafa Bárbara Umbra.

As duas obras apresentam personagens e situações em comunidades e cidades ribeirinhas, num recorte geográfico abrangendo a região do Baixo Rio Negro, no entorno do arquipélago de Anavilhanas. O livro e o documentário são resultado de uma coprodução entre Ave Lola Espaço de Criação (PR) e Árvore Alta (AM).

  (Foto: Maringas Maciel)

Para o diretor João Tezza Neto, “O Rio Negro São as Pessoas” não se detém a contar histórias de pessoas. “Tanto o filme quanto o livro são homenagens ao rio Negro e às pessoas e a lugares que ele abraça. Isso inclui Manaus, que como bem lembrou uma das personagens, é uma cidade ribeirinha. Estamos muito felizes com a oportunidade de estrear trazendo as pessoas que filmamos para se assistirem no Teatro Amazonas, no ano em que Manaus completa 350 anos”, ressalta Tezza.

SOBRE O DOCUMENTÁRIO

Na região do baixo rio Negro, no entorno do Parque Nacional de Anavilhanas, o documentário “O Rio Negro São as Pessoas” procura revelar a dinâmica da vida ribeirinha: o que é crescer livre, nadando num rio imenso e escuro; o que é a necessidade de partir, o desejo esquecido de voltar e a escolha por ficar. São gerações que resistem em terras que foram conquistadas antes mesmo do Brasil e que, ainda hoje, o Brasil pouco conhece.

(Foto: Maringas Maciel)

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

code