Manaus,
×
Manaus,

Brasil e Mundo

Amazonas leva experiência de sucesso para o Theatro Municipal de São Paulo


Os desafios, possibilidades e a importância econômica e social da produção operística no Brasil e no mundo foram alguns dos assuntos abordados no evento Ópera em Pauta, realizado nesta segunda-feira (25/11), no Theatro Municipal de São Paulo, com importantes representantes do setor. O secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Marcos Apolo Muniz, e a diretora executiva do Festival Amazonas de Ópera (FAO), Flávia Furtado, participaram do encontro, que, marcou, ainda, o lançamento oficial de Manaus como sede da Assembleia Geral da Ópera Latinoamérica (OLA), em 2021.

(Foto: Bruno M Viana)

“Vai ser a primeira vez que o País receberá uma assembleia da OLA, depois da assinatura do acordo de colaboração entre Brasil e a organização, que aconteceu em maio deste ano, também no Festival Amazonas de Ópera. Isso mostra o nosso protagonismo no cenário nacional e o reconhecimento internacional da produção amazonense”, destacou Apolo.

O secretário lembrou, ainda, que, neste mês de novembro, cenários e figurinos da ópera “Fausto” (Charles Gounod), confeccionados na Central Técnica de Produção (CTP) da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, foram alugados, pela primeira vez, para uma temporada no Chile.

(Foto: Bruno M Viana)

A diretora executiva do FAO, Flávia Furtado, observou que o festival amazonense, que terá sua 23ª edição entre abril e junho de 2020, fomentou o comércio e os serviços locais. “Sete novos hotéis e dez restaurantes e cafés foram abertos nos arredores do Teatro Amazonas, nos últimos 20 anos, sem contar a mão de obra empregada na CTP, que tem mais de 120 profissionais. O Festival é a prova viva de que investir na ópera traz um enorme retorno econômico e social e essa experiência foi compartilhada nesse encontro com outros teatros do País e do mundo”.

(Foto: Bruno M Viana)

Com a presença da diretora executiva da OLA, Alejandra Martí, o encontro visa, ainda, à definição de estratégias conjuntas e o traçado de uma programação inicial da edição 2021 da Assembleia Geral da OLA, em Manaus.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 5 =