Manaus,
×
Manaus,

Brasil e Mundo

Amazonas Fashion Down com alegria e emoção


A moda inclusiva no Amazonas deu mais um salto neste último sábado (25) com a realização do primeiro desfile Amazonas Fashion Down, que levou mais de 50 crianças e jovens portadores de Síndrome de Down e de deficiências, a desfilar na passarela do Sumaúma Park Shopping.

Victor e Ana Luísa (Foto: Divulgação)

A inciativa de colocar em prática o Amazonas Fashion Down teve como idealizador o cantor Breno Marx, e o Sumaúma abraçou a causa. “Contamos com ajuda de muitos parceiros, todos voluntários. O local, o palco, iluminação, som, roupas, maquiagem, cabelo, até a presença de modelos profissionais, tudo, só foi possível porque unimos as forças, acreditamos no projeto e o resultado foi melhor que o esperado”, comemora Breno.

Quem marcou presença entre os convidados foi o modelo de carreira internacional, José Falcone, que aceitou o convite e interagiu com os novos modelos na passarela. “O meu último desfile aconteceu há um ano na Malásia e agora, em Manaus, participando do Fashion Down é um retorno às passarelas de uma maneira diferente, com muita emoção e feliz por perceber que existem inciativas que promovem a inclusão social, também no meio na moda. Todos podem desfilar, a moda é democrática”, acrescenta Falcone.

José Falcone e Ana Luísa (Foto: Divulgação)

Na oportunidade, o idealizador do projeto anunciou a criação do Instituto Amazonense de Inclusão (IAI), cujo trabalho será focado na inclusão social de pessoas com deficiência. “O Fashion Down iniciou muito tímido, dentro de uma sala de aula e quando o anunciamos aos pais e amigos, a proposta foi ganhando força, recebemos muitas inscrições. Para que todos possam participar, vamos fazer até o final do ano, a segunda edição do Fashion Down. Já o instituto será mais uma iniciativa para promover a inclusão que, em breve, será criado e outras ações serão promovidas com este intuito de agregar, trazer essas pessoas para a nossa realidade”, conclui Breno, que há mais de 20 anos trabalha com ações sociais, voltadas para musicalidade com crianças e jovens.

Famílias

A oportunidade de participar do evento foi levada aos talentosos modelos que se apresentaram na passarela cheios de atitude. Na plateia, familiares, amigos e clientes do shopping aplaudiram e se emocionaram a cada desfile. A exemplo de Amanda Serrão, mãe de Ana Luísa, 24. “É a primeira vez que ela participa de um desfile e é uma emoção indescritível, sem falar que esta iniciativa é uma troca de experiências também entre os pais de jovens com a síndrome, porque nós temos a oportunidade de conhecer a história do outro, a realidade de outro, as superações, as alegrias e também, as dores. E muita emoção”, disse a mãe.


Para a modelo Ana Luísa, o momento foi de empoderamento. Ela, que escolheu um look fashionista, com uma pegada de rock’n’roll, pousava para fotos com total desenvoltura. “Esse é meu estilo, estou muito a vontade e feliz por encontrar meus amigos e fazer o que mais gosto, que é desfilar”, completa.

Outra mãe que também não escondeu a emoção foi a Alcimary Moraes, que acompanhou com os olhares atentos, o filho Victor Judson, 18. “Participar de um evento desses, para ele, é uma vitória. O Victor tem autismo e é muito fechado, inicialmente, não quis participar. Mas, depois foi vendo o envolvimento de todos os amigos, a animação, a estrutura do evento, e acabou se empolgando e aderiu à iniciativa com muita satisfação. E eu, fiquei uma felicidade só”, finaliza Alcimary.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + 12 =