Manaus,
×
Manaus,

Música

Marcia Novo e George Japa lançam hit baré ‘Surubim’ para agitar pré-temporada de Carnaval

Música está disponível em todas as plataformas digitais


Para animar a temporada de pré-carnaval, Marcia Novo e George Japa lançam, nesta sexta-feira (19), o novo hit baré “Surubim” que mistura o som do beiradão com beats eletrônicos e faz uma reverência especial a Teixeira de Manaus. A música já está disponível em todas as plataformas digitais.

img_20240122_135102

Foto: Divulgação

Conhecido por fazer shows no interior e ser um dos músicos do Beiradão da nova geração, Hadail Mesquita assina a composição que retrata um romance através de elementos amazônicos e da cultura pop.

“A gente dá moral para o homem amazônida, o ribeirinho, o cara lá do interior. O surubim é uma iguaria aqui da nossa Amazônia, é um peixe bonito, liso e com pinta, mas muito delicioso, então eu comparo ele com o homem que estava sem dinheiro na época da pandemia. Ou seja, o homem era liso, mas a mulher queria assim mesmo. Essa composição foi criada nesse sentido de sempre exaltar as nossas coisas simples que a gente tem aqui, na nossa cultura regional amazônica”, explica Hadail.

Ele foi apresentado a Marcia por Paulo Moura, compositor, jornalista, pesquisador e diretor do documentário “O Áureo do beiradão nas rádios manauaras na década de 80” e do evento “Noite do Beiradão”, que atualmente está fazendo um trabalho, junto com Marcia, Jonaci do Sax Lambeirada, Orquestra do Beiradão (OBA), China e os Astronautas, Chicão do Sax e diversos artistas do beiradão, de resgate do gênero musical.

“O Paulo me chamou para cantar na ‘Noite do Beiradão’ junto com Hadail Mesquita, eu já tinha visto alguns vídeos dele na internet e já tinha me amarrado, então quando ele me apresentou a música “Surubim” foi a amor a primeira audição, na sequência cantamos juntos e pedi para gravá-la nesse meu novo trabalho, pois acho ela a cara do Norte”, conta Marcia Novo.

O novo hit baré tinha que ter um feat e, para Marcia, George Japa era o artista ideal pela energia e conexão com o público popular do interior.

“Quando a música ficou pronta, senti falta de mais alguém colaborando na faixa e de cara já pensei no George Japa, o rei das multidões e do carisma, e além do mais sou muito fã. A nossa troca dentro do estúdio foi sensacional. Foi a primeira vez que gravamos juntos, a sua experiência, talento e generosidade contribuíram para que a versão final ficasse singular, vale a pena escutar”, disse a cantora.

O Som do Beiradão

O Beiradão é uma música popular brasileira produzida no interior que mistura forró, merengue, lambada, carimbó orquestrada majoritariamente pelo saxofone, com peculiaridades marcantes e feito para dançar. Com mais de 80 anos de existência, o gênero é fomentado atualmente por trabalhadores da cultura que levam esse estilo musical ao público de diferentes formas por meio de livros, filmes, discos e pesquisas científicas.

O precursor do fenômeno, Teixeira de Manaus fez sucesso nos anos 80 e ganhou um Disco de Ouro por mais de 100 mil cópias vendidas.

“Na faixa ‘Surubim’ tem um trecho da música ‘Deixa Meu Sax Entrar’, uma forma de retribuir o efeito ‘Teixeira’ no meu trabalho como artista e cantora do Beiradão. O Teixeira mudou a história da música amazonense e eu não poderia deixar de homenageá-lo para que essa nova geração também escute o som dele”, disse Marcia.

O cantor estava em tratamento do câncer e faleceu na última quinta-feira (18). A família do “Rei do Beiradão” criou uma vaquinha para ajudar a pagar despesas médicas e funerárias. As doações podem ser feitas pelo PIX: [email protected].

“Teixeira foi um dos maiores astros da música amazonense, seu sax potente vindo das ribanceiras e beiradas, levou a música popular ribeirinha para o mundo e encheu nossos corações de orgulho. Sua história e música estão eternizadas, seguiremos aqui enaltecendo seu legado”, afirma a cantora.

*Nova fase*

O hit marca uma nova fase da cantora Marcia Novo, que está celebrando 20 anos de carreira. A música faz parte de uma sequência de lançamentos deste marco.

“Eu quero mostrar o novo ciclo que estou iniciando, uma Marcia mais empoderada, madura mas sempre mantendo meu jeito pop, raiz e irreverente”, finaliza.

*Disponível:*
YouTube – https://youtu.be/MBt2mYOUKhs?si=UdkAyHA2bSiP1Y6m

Spotify – https://open.spotify.com/album/2cWsIQ7qAbW8N1dxGrvMQ1?si=2si-KsGXQ76T8qPEuRBhkg

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + catorze =