O Prêmio Grão de Música apresenta a seleção de 2022 com os 15 artistas contemplados. Compositores, compositoras ou intérpretes são selecionados pela curadoria do PGM sempre pelo conjunto de sua obra. Esta 9ª edição mais uma vez celebra e destaca a canção brasileira, único requisito no perfil artístico para concorrer a premiação.
Os premiados e premiadas recebem a estatueta criada por Elifas Andreato, entregue na cerimônia que acontece no fim do ano. O celebrado artista gráfico, que faleceu em março deste ano, presenteou o PGM com sua obra desde a primeira edição, toda a identidade visual do Grão leva a sua assinatura. A 9ª edição será em sua homenagem. De diferentes gerações, estilos musicais e representando 12 dos estados brasileiros, os 15 artistas a receber o Prêmio Grão de Música 2022 são:
Clodo Ferreira (DF)
Doroty Marques (GO)
Eliana Printes (AM)
Elza Maria (RJ)
Filipe Catto (RS)
Joãozinho Gomes (AP)
Júnior Almeida (AL)
Léo Pinheiro (TO)
Lívia Mattos (BA)
Lydio Roberto (PR)
Ná Ozzetti (SP)
Ney Couteiro (GO)
Tatiana Parra (SP)
Thais Morell (PR)
Yvana Pacífico (AC)
A cerimônia de premiação acontecerá no dia 8 de dezembro, de volta ao formato presencial, com entrada gratuita, no emblemático Teatro Oficina, com direção cênica de Ciro Barcellos. Além da entrega do troféu, a programação traz apresentações musicais e performances. O Prêmio Grão de Música celebra a riqueza da canção brasileira, firme na missão de ampliar o olhar por todo o país, a fim de revelar ou destacar nomes que fazem diferença para a música.
O PGM 2022 acontece com apoio do Instituto Economia ao Natural, Liraprocult, Metanoia – Propósito nos Negócios, Inpot – porta frios, Futura Tintas, Doin Mancuso Advogados, Padaria Real, Volo Logística, Consolidar Diversidade, Grão – Alimentação Saudável, Etstekno e Teatro Oficina.