Manaus,
×
Manaus,

Cultura

Artistas franceses misturam músicas e filme mudo em Manaus

A primeira exibição do cine-concerto aconteceu nesta terça (17), os artistas Jérôme Lopez e Xavier Garcia, prosseguem com a programação nesta quarta (18) com as oficinas gratuitas


Os músicos franceses da companhia Arfi (Associação para Pesquisa de um Folclore Imaginário), Jérôme Lopez e Xavier Garcia, trouxeram o projeto de filmes-concertos para a Paris dos Trópicos, em comemoração aos 50 da Aliança Francesa em Manaus. A programação conta ainda com oficinas gratuitas de experimentação sonora para crianças e adultos, realizada nesta quarta (18) no Casarão de Ideias, pela manhã, e no Palacete Provincial, pela tarde.

Na noite desta terça (17), Lopez e Garcia, exibiram o filme alemão “Metropolis”, no Largo São Sebastião, Centro de Manaus. O público presente pode conferir as experimentações musicais realizadas pelos artistas no momento da exibição. Mas a apresentação foi interrompida por conta da chuva.

(Foto: Larissa Freitas)

Quentin Richard, Coordenador Cultural das Alianças Francesas no Brasil, falou sobre a importância da passagem dessa turnê de cine-concertos por Manaus. “A ideia é incentivar o diálogo entre a música e os filmes mudos, a música na imagem, esse projeto faz parte de uma programação ampla. Esse projeto traz um diálogo multicultural. Podendo incentivar jovens, que ainda não são profissionais, mas que possam ser os profissionais de amanhã, eles também terão a oportunidade encontrar profissionais brasileiros da área”, completou Richard.

Avelino Rodrigues, Diretor da Aliança Francesa Manaus, que auxiliou na tradução durante a entrevista, e Quentin Richard, Coordenador Cultural das Alianças Francesas no Brasil (Foto: Larissa Freitas)

Jérôme Lopez, em entrevista ao portal, falou um pouco mais sobre o projeto. “Podemos inserir música nos filmes sem fazer com que eles percam a essência, algo que possa dar sentido ao filme. O DNA do projeto é o Jazz, é só a base, mas não importa o ritmo, a experimentação pode ser feita com todos os estilos, do rock a eletrônica”, disse Lopez. Neste projeto, os artistas fazem experimentações com a música eletrônica.

Xavier Garcia, comentou que a Arfi já veio ao Brasil trazendo outros projetos artísticos, mas esta é a primeira vez com essa turnê. O músico revelou ainda que espera impactar as pessoas. “Espero verdadeiramente impactar de alguma forma as pessoas que vão participar”, disse.

“Nunca utilizamos nenhuma música brasileira nos projetos, mas nunca podemos dizer nunca, quem sabe. Mas já tivemos encontros com músicos brasileiros na Arfi, e algo que gostamos muito é da percussão, apesar de eu não ser um conhecedor da música brasileira, é o que disse no começo, nunca podemos dizer nunca”, finalizou Garcia.

Xavier Garcia e Jérôme Lopez (Foto: Larissa Freitas)

O projeto, que mistura o cinema clássico com música eletrônica, é uma realização do Casarão de Ideias em parceria com a Aliança Francesa Manaus, Aliança Francesa Brasil, Embaixada da França, Institut Français, Ville de Lyon e Spedidam, e tem apoio do Governo do Amazonas.

Claudia Mendonça, Presidente do Comitê da Aliança Francesa de Manaus, frisou a importância da parceria. “Essa parceria é muito importante para reestabelecer os laços entre a cultura francesa e de Manaus. É um projeto importante para a arte e poder trazer os jovens para aproveitar essa oportunidade incrível de ter o “Know-how” (conhecimento/habilidade) de dois artistas incríveis que estão visitando a nossa cidade com uma arte super inovadora”, finalizou Mendonça.

Confira momentos da exibição:

Xavier Garcia e Jérôme Lopez (Foto: Larissa Freitas)

 

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 3 =