Manaus,
×
Manaus,

Carnaval

Sem Compromisso vence o Acesso A e volta ao Grupo Especial

A Escola de Samba Meninos Levados, do bairro Praça 14, leva o título do Acesso B


ASem Compromisso é a grande campeã do grupo de Acesso A do Carnaval de Manaus e, após cinco anos, retorna ao Grupo Especial. No Acesso B, a Meninos Levados levou o primeiro lugar, subindo para o Acesso A no próximo ano. A apuração foi realizada nesta segunda-feira (5), no Centro de Convenções Gilberto Mestrinho, Sambódromo.

img-20240205-wa0011

Fotos: Marcely Gomes (Secretaria de Cultura e Economia Criativa)

A tradicional escola de samba de Manaus, Sem Compromisso, pontuou 268,70, com o enredo “Nesse Encontro das Águas navega a audácia de um sonhador: Oswaldo Lopes, a trajetória do grande comunicador”, em homenagem ao jornalista Oswaldo Lopes, presidente do sistema de Rádio e Televisão Encontro das Águas.

O presidente da Sem Compromisso, Jonas Furtado, comemorou o título da escola, fundada há 44 anos, sendo a terceira mais tradicional de Manaus e que durante muitos anos figurou entre as especiais. “A gente lutou, trabalhou com afinco. Trabalhamos bastante e muito rápido. Agradeço a todos do barracão, a todos da nossa diretoria, às baianas, ao mestre-sala e à porta-bandeira. O Tucano voltou e voltou para o grupo especial, o lugar onde a gente não deveria ter saído”, comemora Jonas.

Para Andrew Lobo, o vice-presidente da amarelo e preto, o retorno às especiais reflete a história da escola. “É uma escola de 44 anos, que merece estar de volta ao grupo especial, pela sua cultura, pelo que já fez ao Carnaval, de sambas memoráveis, de carnavais inesquecíveis”, reforça Andrew, convocando a torcida: “Minha comunidade, hoje é festa na zona Norte! Comendador Clementino, vamos pra lá, meu povo! Sem compromisso voltou!”.

A escola de samba Meninos Levados, da Praça 14, somou 266,90 pontos, defendendo o tema ‘‘Dos primórdios à interatividade, a arte de comunicar’’. No ano passado, a escola ficou em segundo lugar, e neste ano, levou o título e sobe o degrau. “Esse título dedico principalmente a minhas costureiras, ao meu esforço, ao pessoal do barracão. A nossa diretoria trabalhou incansavelmente dia e noite, 24 horas, nos últimos dias foram 24 horas de trabalho. Quero agradecer a todos vocês da imprensa. E ano que vem tem mais”, disse emocionado, o representante da agremiação, Dorival Júnior.

Também receberam troféus de segundo e terceiro lugar do Acesso A, a Acadêmicos da Cidade Alta (267,60 pontos) e a Império do Havaí (266,50 pontos). E do grupo B, Ipixuna (264,50 pontos) e Gaviões do Parque (262,60 pontos), respectivamente.

A mesa de apuração, presidida pelo diretor de Carnaval dos Grupos de Acesso, Iomar Brandão “Japonês”, foi composta pelo diretor de eventos da pasta de Cultura do estado, José dos Santos, além dos representantes do Grupo de Acesso de Cultura Popular (Gao) e da União das Escolas de Samba do Estado do Amazonas (Uesam).

Acesso B

As oito escolas do acesso B desfilaram no Sambódromo, na última quinta-feira (1º/02). E sexta (2), foi a vez do Acesso A. A programação deu início ao conjunto de ações que compõem o Carnaval na Floresta, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em parceria com os órgãos municipais.

img-20240205-wa0013

Fotos: Marcely Gomes (Secretaria de Cultura e Economia Criativa)

O secretário de cultura, Marcos Apolo Muniz, parabenizou o empenho de todas as escolas de samba dos grupos de acesso “É sempre uma disputa muito acalorada, muito acirrada. Todos se dedicaram muito durante todo o ano, então todo mundo quer ganhar de alguma forma. Estão todos de parabéns”, afirma. “O Governo Wilson Lima deixa aqui o seu recado para todos os amantes de samba. Assim como vocês viram em beleza no Carnaval de 2024, certamente outras iniciativas serão implementadas no decorrer do ano, para o fortalecimento do nosso estado, e certamente no ano que vem teremos mais um grande carnaval”, finaliza o secretário.

Classificação completa:

Grupo Acesso A

1º Sem Compromisso

2º Acadêmicos da Cidade Alta

3º Império do Havaí

4º Presidente Vargas

5º Mocidade Independente do Coroado

6º Beija Flor do Norte

7º Unidos da Cidade Nova

8º Tradição Leste

9º Primos da Ilha (não desfilou)

 

Grupo Acesso B

1º Meninos Levados

2º Ipixuna

3º Gaviões do Parque Dez

4º Império do Mauá

5º Leões do Barão Açu

6º Legião de Bambas

7º Mocidade Independente da Raiz

8º Unidos do Coophasa

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze + 17 =