Manaus,
×
Manaus,

Carnaval

Carnaboi traz mais de 30 artistas do Caprichoso e Garantido

Os esquentas serão de 5 a 7 de fevereiro, e o Carnaboi que celebra o circuito de artistas bovinos, nos dias 9 e 10. Programação gratuita


No Amazonas, as toadas de boi-bumbá começam a ecoar em plena temporada carnavalesca. É o ritmo do “dois pra lá e dois pra cá” anunciando o tradicional Carnaboi. A festa promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, está inserida no conjunto de ações do Carnaval na Floresta 2024 e, neste ano, será realizada nos dias 9 e 10 de fevereiro, no pavilhão do Centro de Convenções Studio 5, avenida Rodrigo Otávio, Distrito Industrial.

cultura_carnaboi-2023_arquivo

Arquivo / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Há mais de 20 anos o Carnaboi faz parte do calendário de eventos realizados pelo estado durante as folias de Momo. Nesta edição, o centro de convenções irá se transformar em uma grande arena, por onde vão se apresentar mais de 30 artistas dos bois Caprichoso e Garantido, cumprindo uma maratona de sete horas de toadas por dia.

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, reforça que o Carnaboi é uma tradição e marca o início da programação das festas que vão culminar com o Festival Folclórico de Parintins. “O Carnaboi dá boas-vindas à folia bovina e precede uma série de ações, como os ensaios dos bumbás, aos sábados, no Sambódromo, além dos eventos que vão movimentar a Ilha Tupinambarana, no período que antecede e durante o festival”, disse o secretário.

Para aquecer os torcedores dos bois, os Esquentas do Carnaboi serão realizados nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro, na plenária do Studio 5. “Os esquentas, além de causar expectativa no público, recebem uma programação intensa de shows com artistas do circuito, também reservam espaço para a venda de produtos e gastronomia, movimentando a cadeia produtiva gerada pela cultura popular do boi bumbá”, complementa Apolo.

cultura_carnaboi-2023_2_arquivo

Arquivo / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Programação gratuita – Os Esquentas do Carnaboi acontecem de 5 a 7 de fevereiro, na plenária do Studio 5, com shows de artistas dos bois se revezando no palco, das 19h às 23h30.

No dia 9, os shows do Carnaboi, no pavilhão do centro de convenções, vão das 19h à 01h50 e, no dia 10, das 19h à 2h25. Dentro da programação, vários shows abrem e encerram a festa, tendo em cada noite atrações principais.

Além da marujada e da batucada, na primeira noite sobem ao palco: Sebastião Júnior, Edilson Santana, Márcia Siqueira, Tony Medeiros e Carlinhos do Boi. E do boi azul: Patrick Araujo, Junior Paulain, Arlindo Neto. Canto da Mata e Mara Lima.

Na noite seguinte, as atrações mais aguardadas são: Batucada Garantido, David Assayag, Israel Paulain, Leonardo Castelo, PA Chaves, Carlos Batata, Marujada de Guerra, Prince do Boi; Edmundo Oran, Fabiano Neves, Klinger Jr e Paulinho Viana.

A programação completa dos shows que antecedem e encerram os esquentas e do Carnaboi pode ser acompanhada pelas redes sociais @culturadoam.

cultura_carnaboi-2023_3_arquivo

Arquivo / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − 11 =