Manaus,
×
Manaus,

Arquitetura e Decoração

Manaus passa a contar com galeria voltada para o design brasileiro

Após reforma, a D. Space recebe status de galeria e abre espaço para criativos do País


Após cinco anos de fundação, a loja D. Space, capitaneada pelo empresário André Porto Faleiros, ganha status de galeria de design e abre espaço para receber ‘in loco’ não apenas peças brasileiras, mas os próprios designers. A nova proposta busca apresentar um olhar ainda mais apurado, por assim dizer, com criações que sejam objetos de desejo, e reforçar a relação do Amazonas com os artistas do resto do País.

img-20240408-wa0024

Foto: Divulgação

“Lá em 20219, a loja veio preencher uma lacuna de objetos de design e de decoração em um momento onde se tinha projetos arquitetônicos, mão-de-obra especializada, móveis, mas havia uma lacuna quando o assunto era produção de ambientes. Então, passamos a garimpar objetos que fugiam do tradicional, do convencional e que não eram encontrados na casa das pessoas. Daí nasceu a D. Space, com peças modernas e longe do senso comum”, conta André Porto Faleiros.

img-20240408-wa0021

André Porto (Foto: Divulgação)

O empresário – e curador! – avalia que essa relação com os artistas nacionais foi fator preponderante para o novo momento da D. Space. “Sempre buscamos ‘beber direto na fonte’, e isso acabou proporcionando uma proximidade com inúmeros criativos, incluindo os nortistas. Isso facilitou para que deixássemos de ser uma loja, e passássemos a ter um conceito de galeria, com criações nossas em parceria com diversos artistas, sempre fugindo do convencional”, cometa ele, reforçando que a “curadoria” dele e de seu time sempre foram o principal produto da marca.

André frequentemente visita feiras, fábricas e ateliês, mantendo esse olhar para dentro do Brasil. “Priorizamos o autoral, o diferente. Fugimos do que o mercado está ditando como tendência. Isso também permite que possamos ampliar o nosso repertório”, salienta.

Made in Amazônia

Um dos destaques da loja, e que será levado à galeria, é o DNA amazônico. O empresário revela que sempre gostou de ter peças amazônicas, seja em casa ou até mesmo no momento de criar uma mesa posta.

img-20240408-wa0022

Foto: Divulgação

“Desde a primeira fase da D. Space a Amazônia esteve lá. E quanto mais mergulhamos no design brasileiro, mais passamos a entender a potência do Norte. Por isso que tento colocar todo mundo no mesmo patamar. Hoje, é possível encontrar no nosso espaço prataria ao lado da cestaria. A cerâmica, a moda, a porcelana produzida no Norte vêm ganhando cada vez mais lugar, não apenas com a ancestralidade, mas também com o contemporâneo”.

André participou, recentemente, de um curso de fotografia da Casa Vogue em parceria com o Istituto Europeo di Design (IED) que permitiu expandir ainda mais o seu olhar. “A gente aprende o que funciona na câmera e o que de fato funciona na casa, são coisas diferentes e esse intercâmbio acaba colocando o Norte em outros espaços. É isso que nós queremos também, levar o Norte, a Amazônia para o cenário nacional”, diz.

img-20240408-wa0025

Foto: Divulgação

Exposições

A reforma permitiu ao curador viabilizar um espaço exclusivo para criativos. “Sempre acreditamos em um ambiente para somar e democratizar. A sala de exposições surge com esse objetivo: promover eventos, marcas parceiras… A gente acredita no colaborativo e a colaboração é o caminho para quem tem o mesmo propósito, que queira atingir semelhantes. O espaço está de portas abertas para receber marcas convidadas que acreditam no design brasileiro, sempre prezando pela qualidade, seja no serviço, no atendimento, no pós-venda. Queremos oferecer uma experiência completa”, finaliza André.

E como se não bastasse a reabertura, a D. Space está com uma série de atividades ainda para o primeiro semestre de 2024. A primeira delas é que aos sábados, os atendimentos serão até às 17h. No final do mês de abril ocorrerá a Feira D., com a presença de 20 criativos do Norte confirmados, uma pop up em Manaus e outra em Parintins voltado para o festival de Caprichoso e Garantido.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − 10 =