Para comemorar 71 anos de criação, na próxima quinta-feira (14), o Tribunal de Contas do Amazonas prepara uma semana especial com uma programação vasta com homenagens e inaugurações com a presença de servidores e poucas autoridades, devido aos protocolos de segurança por conta da pandemia.
As atividades festivas, todas transmitidas pelas redes sociais do TCE, terão início na quarta-feira (13), quando uma sessão especial homenageará, no auditório do TCE, o conselheiro aposentado Josué Filho, que dedicou 12 anos à Corte de Contas amazonense. Também durante o evento, diversos servidores que prestaram relevantes serviços ao Tribunal serão agraciados com a entrega do Diploma do Mérito Funcional.
Já na quinta-feira (14), dia do aniversário do TCE, após bênção feita por um padre e um pastor, no auditório, familiares de cinco conselheiros do Tribunal já falecidos receberão, como homenagem, a entrega de um exemplar do ‘Projeto Memória’, que resgata a história de ex-presidentes que administraram a Corte de Contas. A entrega será feita pelo presidente do TCE, conselheiro Mario de Mello.
A manhã do aniversário também será marcada pela inauguração de um mural em grafite, com motivos amazônicos e de 46 metros de comprimento, idealizado pelos artistas amazonenses João Bosco e Ricolla. A parede fica no corredor térreo do prédio principal do Tribunal. Também será inaugurado os estúdios de Rádio e de TV Conselheiro João dos Santos Braga, na Diretoria de Comunicação (Dicom), além da inauguração da sala de convivência conselheiro José Ribeiro.
Já na parte da tarde será feito o lançamento do ‘Projeto Casa TCE-AM Século 22’, no Centro de Manaus, onde um dia funcionou a segunda sede da Corte de Contas. Após a assinatura de parceria público-privada envolvendo o TCE-AM e a Prefeitura de Manaus, o complexo passará por uma restauração e, a partir de 2022, funcionará como um museu virtual para eternizar os métodos e as práticas realizadas pelos servidores e conselheiros do TCE no século atual.
Os eventos terão fim na sexta-feira (15), no auditório do TCE, com palestra da médica cardiologista Ludhmila Abrahão Hajjar. O evento antecederá a entrega a personalidades do ‘Colar do Mérito de Contas, a mais alta condecoração concedida pela Corte de Contas amazonense às pessoas que se destacaram ou se destacam por serviços relevantes prestados à sociedade do Amazonas.
As transmissões das solenidades serão feitas por meio dos perfis oficiais do TCE-AM no Youtube, Facebook, Instagram e por meio da Web Rádio Falando de Contas, no portal do Tribunal de Contas.