Manaus,
×
Manaus,

Amazonas

Programação de Natal gera mais de 500 postos de trabalho no AM

’O Mundo Encantado do Natal’ contará com atividades em Manaus e em mais 20 municípios


A programação de Natal lançada nesta quinta-feira (18/11) pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, vai gerar emprego e renda para trabalhadores da cadeia produtiva desses segmentos. Serão mais de 500 postos de trabalho diretos, e esse número pode chegar de 5 a 15 vezes mais indiretamente, alcançando cerca de 8 mil oportunidades. A campanha “O Mundo Encantado do Natal – Onde a magia é feita de alegria”, terá programação em diversos bairros da capital e 20 cidades do interior.

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, destaca que as atividades vão movimentar a economia dos locais em que serão realizadas, além de levar oportunidades de trabalho para profissionais locais.

(Foto: Roberto Carlos/Secom)

“Vamos levar para o interior uma equipe de técnicos e produtores, que levarão material para que a gente possa concluir, juntamente com profissionais do próprio município, a nossa árvore de Natal naquele lugar. A decoração vai ser toda feita com pessoas da cidade, a montagem usando a infraestrutura do município. E também alguns artistas do município serão convidados para participar da nossa parada natalina, do Natal no interior”, detalhou Apolo.

O roteiro da campanha natalina foi elaborado para contemplar o máximo de pessoas, entre trabalhadores da cultura e economia criativa, artistas e público. Entre os destaques estão a tradicional decoração do Largo de São Sebastião; a Fábrica do Papai Noel, no Centro Cultural Palácio da Justiça; o espetáculo “Um Presente para o Natal”, no Teatro Amazonas; o “Povos Criativos: Feira de Economia Criativa – Edição de Natal”, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia; além do Natal nos Centros de Educação de Tempo Integral (Cetis).

Marcos Apolo ressalta que o momento de retomada das atividades culturais reforça o comprometimento do Governo do Amazonas em impulsionar e reaquecer a economia do setor, um dos mais afetados pela pandemia de Covid-19 no mundo todo.

“Durante todo esse período o Governo assistiu os artistas e trabalhadores da cultura em todo o estado, com a distribuição do Auxílio Estadual, em que dois terços foram para o interior do estado, distribuição de mais de 12 mil cestas básicas, além da ampla execução de vários editais, que só neste ano chegam a um valor de quase R$ 12 milhões, movimentando diretamente e indiretamente toda a cadeia produtiva da cultura”, afirmou o secretário.

(Foto: Roberto Carlos/Secom)

Geração de renda

Uma das atrações mais esperadas pela população em Manaus é a apresentação realizada no palco do Teatro Amazonas. Em 2021, o espetáculo “Um Presente para o Natal” acontece no período de 10 a 23 de dezembro.

Uma das responsáveis pela confecção dos figurinos do espetáculo é a costureira Cleine Souza, que comemora o retorno às atividades, depois dos períodos mais difíceis da pandemia.

“Foram muitas perdas de amigos e conhecidos, mas graças a Deus a gente está de volta. É muito importante, é um ganho a mais na nossa renda, a gente estava precisando. A costura para mim é o meu trabalho, faço porque eu gosto de costurar. E a cultura veio para nos ajudar, as costureiras, os aderecistas, são muitas pessoas que dependem da cultura”, disse Cleine.

Para assistir ao espetáculo natalino, o público vai precisar agendar pelo Portal da Cultura (cultura.am.gov.br).

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − 2 =