Manaus,
×
Manaus,

Amazonas

Procon-AM ganha posto de atendimento da Tarifa Social de energia elétrica

Iniciativa é uma parceria do Governo do estado com a concessionária Amazonas Energia


O Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM), em parceria com a Amazonas Energia S/A, disponibiliza, a partir desta semana, um posto de atendimento na sede do instituto, avenida André Araújo, 1.500, Aleixo, para cadastrar famílias que se enquadrem nos requisitos do programa Tarifa Social de Energia Elétrica. A iniciativa permite que consumidores de baixa renda paguem menos pela eletricidade fornecida pelas distribuidoras.

procon_posto_atendimento_tarifa_social_energia_foto_joao_pedro-1

Foto: João Pedro/Procon-AM

No Procon-AM, os atendimentos serão realizados por uma equipe da concessionária, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, mas o serviço também está disponível em todas as agências da Amazonas Energia espalhadas pela capital e interior.

Estão aptas a solicitar o benefício famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo; pessoa idosa com 65 anos ou mais, pessoas com deficiência, que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC); famílias inscritas no CadÚnico com renda mensal de até  três salários mínimos que tenham  pessoa com doença ou deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla), cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica.

Para realizar o cadastro, os interessados devem comparecer com os documentos pessoais como RG e CPF, Número de Identificação Social (NIS), Número do BPC, Rani (para indígenas que não possuem RG e CPF), fatura de energia com o código único.

“Esse tipo de parceria é muito importante porque facilita o acesso ao benefício para a população mais carente, que realmente precisa, e o Procon Amazonas tem a missão de contribuir levando mais cidadania à nossa população”, destacou o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe.

Descontos previstos

Os descontos concedidos da Tarifa Social seguem as diretrizes da Lei 12.212/2010 de 20 de janeiro de 2010:

I – para a parcela do consumo de energia elétrica inferior ou igual a 30 (trinta) kWh/mês, o desconto será de 65%;

II – para a parcela do consumo compreendida entre 31 (trinta e um)  kWh/mês e 100 (cem) kWh/mês, o desconto será de 40%;

III – para a parcela do consumo compreendida entre 101 (cento e um)  kWh/mês e 220 (duzentos e vinte) kWh/mês, o desconto será de 10%;

IV – para a parcela do consumo superior a 220 (duzentos e vinte) kWh/mês, não há desconto previsto na legislação.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × quatro =