Manaus,
×
Manaus,

Amazonas

Píer turístico no mirante Lúcia Almeida

Píer chega a 92% de conclusão e poitas são transportadas para o mirante


As 14 poitas que vão ancorar as estruturas do píer turístico das primeiras obras do “Nosso Centro”, da Prefeitura de Manaus, já estão na área do mirante Lúcia Almeida. Elas foram transportadas, nessa terça-feira (9), com o auxílio de um empurrador e uma cábrea – uma embarcação que possui um guindaste para movimentação em água. O píer turístico chega a 92% de conclusão e os operários estão na fase de pintura da primeira ponte flutuante do atracadouro.

poita_pier-turistico-2

Foto: Clóvis Miranda/ Semcom e João Viana/Semcom

A poita é um objeto usado como peso submerso, para ancorar embarcações, boias, plataformas e outros. Neste caso, as 14 poitas vão ancorar as estruturas do píer, permitindo sua flutuabilidade com a subida e descida das cotas do rio Negro. Posteriormente, as poitas serão lançadas no rio Negro em suas posições definitivas.

A prefeitura avança na conclusão do primeiro píer turístico da capital amazonense, que será instalado no complexo de São Vicente, no início da avenida 7 de Setembro, Centro, zona Sul. O píer faz parte da primeira etapa das intervenções do “Nosso Centro”, lançado pela gestão do prefeito David Almeida, em 2021, e em fase de finalização para entrega.

Construção

A construção do píer é feita em um estaleiro na zona Oeste e envolve um total de três frentes de obras, incluindo o porto, as pontes e as poitas.

A primeira estrutura, a do maior atracadouro (flutuante), mede 12 metros por 80 metros, pesando quase 300 toneladas.

“O píer segue em etapas de pinturas e o porto na fase de acabamento. E as poitas já foram levadas até o local do mirante”, explicou o engenheiro naval Eden Paraense Sarmento, responsável pela equipe de construção do píer.

As poitas funcionam como as âncoras onde o porto ficará amarrado, ficando no meio do rio. Além do atracadouro principal, o píer tem mais três pontes de ligação, sendo uma de 75 metros (160 toneladas) e outras duas de 60 metros (115 toneladas, cada). Outros dois flutuantes de apoio para a ligação das pontes medem 18 metros por 12 metros e pesam 62 toneladas, cada.

poita_pier-turistico-1

Foto: Clóvis Miranda/ Semcom e João Viana/Semcom

“Toda a operação turística que envolve nossa hidrografia chegará e partirá desse píer turístico. Ele terá essa função de dar um suporte adequado, com segurança e com conforto para as operações do turismo em Manaus. Terá integração imediata com o mirante Lúcia Almeida e todas as atividades no largo de São Vicente. Ele passa a ser uma referência para o trade turístico voltado ao movimento da orla de Manaus e todo o entorno da capital”, explicou o diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Carlos Valente.

Dimensão

Com dimensões surpreendentes, a capital amazonense vai ganhar seu primeiro píer turístico. A estrutura metálica vai compor o mirante Lúcia Almeida, inaugurado no último dia 4 de abril no início da avenida 7 de Setembro. O píer será uma estrutura de atracação de embarcações de pequeno e médio portes, voltado para o trade turístico e de pacotes fluviais no Centro e entorno.

Projetos

O Implurb é autor dos projetos arquitetônicos do “Nosso Centro”. O píer turístico será montado no mirante no primeiro semestre de 2024, quando o rio Negro estiver com uma cota mais alta, e a estrutura vai permitir que o turista e morador da cidade desembarquem na ilha de São Vicente e já passem a vivenciar uma parte da história de Manaus.

Para o diretor-presidente, esse é mais um grande projeto da gestão municipal, cuja construção e montagem ocorre internamente, no estaleiro, para depois seguir para o local da obra, quando a cota do rio Negro estiver maior. A previsão é de inauguração no segundo semestre do ano.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − 18 =