Manaus,
×
Manaus,

Amazonas

Morre Arnaldo Santos, jornalista amazonense

Ícone do rádio amazonense, estava em tratamento contra câncer no pulmão desde 2016


Morreu aos 86 anos de idade, nesta segunda-feira (6), Arnaldo dos Santos Andrade, um dos maiores narradores esportivos da região Norte do Brasil.

images-2025-01-06t165834-645

Foto: Reprodução

O jornalista estava em tratamento contra câncer no pulmão desde 2016 e faleceu por volta das 11h (de Manaus). O local e horário do velório e sepultamento ainda serão divulgados pela família.

Nascido em 17 de julho de 1938 em Manaus, Arnaldo começou a carreira de narrador esportivo em 1959, aos 20 anos, transmitindo partidas de voleibol, basquete e futsal no ginásio do Rio Negro. Depois, foi convidado pela extinta Rádio Baré para realizar um teste e acabou sendo aprovado, iniciando assim uma carreira, fazendo oficialmente a primeira narração de um jogo em 1961, do Campeonato Estadual, no Parque Amazonense, entre São Raimundo e Fast.

A partir de 1970, fez parte do programa “AS nos Esportes”, na TV Ajuricaba, atual Rede Amazônica, e teve como destaque a trilogia: seja bom filho, bom aluno e bom de bola, contagiando todos amazonenses amantes por esporte.

Apaixonado por futebol, Arnaldo também narrou quatro Copas do Mundo, o tricampeonato da Copa Norte do São Raimundo e o acesso do Tufão à Série B em 1998 junto do Fluminense, e toda a trajetória do Tufão da Colina na Copa Mercosul e Série B do Campeonato Brasileiro de 2000 até 2006.

images-2025-01-06t165746-470

Foto: Reprodução

Na função de cronista esportivo, foi presidente da Associação dos Cronistas e Locutores Esportivos do Amazonas (Aclea). Em 1968, fez parte do grupo executivo de construção do Estádio Vivaldo Lima.

Já em 1995, no governo de Amazonino Mendes, foi nomeado subsecretário de Desportos da secretaria de Estado, Cultura e Desportos, respondendo pela presidência da Fundação Vila Olímpica de Manaus, cuja primeira missão na época foi a recuperação do antigo estádio Vivaldo Lima, que em 2010 foi demolido dando lugar à Arena da Amazônia.

 

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × três =